Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/880
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Adaptação e avaliação de ferramentas de EAD no ensino presencial
Título(s) alternativo(s): Adaptation and evaluation of distance education tools in classroom teaching
Autor(es)/Inventor(es): Serrão, Elizabeth Coré de Carvalho
Orientador: Leher, Elizabeth Menezes Teixeira
Resumo: A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação está possibilitando muitas mudanças, entre elas a configuração de novos espaços de comunicação e interação. A mediação do professor no processo educacional e a troca de informações podem contribuir para a rearticulação de idéias e a reconstrução/reformulação de novos conceitos e significados. A proposta deste trabalho foi utilizar e avaliar a ferramenta Wiki, empregada em EaD, no ensino presencial, buscando contribuir com o processo pedagógico e apresentando formas alternativas de interação professor-aluno na troca de informações, na construção de conceitos e na aquisição de conhecimentos. A utilização do Wiki ocorreu durante um bimestre, com os conteúdos curriculares de Relacionamento Interpessoal e Informática, em um colégio estadual da cidade do Rio de Janeiro. O acompanhamento desse processo e a avaliação de professores e alunos permite afirmar que a experiência foi bem sucedida, promovendo um trabalho colaborativo, onde o texto é elaborado por diversos alunos. Anteriormente, os textos eram construídos de forma isolada, hoje são produzidos e aprimorados por todos os envolvidos e essas tarefas colaborativas são possíveis a partir do uso da citada ferramenta.
Resumo : The use of Information and Communication Technology is enabling many changes, including setting up new spaces for communication and interaction. The mediation of the teacher in the educational process and exchange of information can contribute to the rearticulation of ideas and reconstruction / redesign of new concepts and meanings. The purpose of this study was to utilize and evaluate the Wiki tool, used in distance education in classroom teaching, seeking to contribute to the educational process and providing alternative forms of teacher-student interaction in the exchange of information in building concepts and acquiring knowledge. The use of Wiki occurred during a two month period with the curriculum content of Interpersonal Relations and Information Technology, in a state college in the city of Rio de Janeiro. The monitoring of this process and the evaluation of teachers and students allows us to suggest that the experiment was successful, promoting a collaborative work, where the text is written by several students. The texts, that were made and stored in a isolate way, are now being produced and refined by the whole community involved. These collaborative tasks are made possible with the availability of this tool: Wiki.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Informática na educação
Educational technology
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
Departamento: Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jun-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/880
Aparece nas coleções:Mídias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
778156.pdf397,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.