Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/881
Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: Utilização de recursos midiáticos para a contextualização histórica no ensino de química
Other Titles: Use media resources for the historical context in teaching chemistry
Author(s)/Inventor(s): Santos, Gisele Abreu Lira Corrêa dos
Advisor: Mendonça, Alexandre Ferreira de
Abstract: O ensino de química enfrenta muitos problemas, principalmente devido ao modo como a disciplina é lecionada. Este trabalho propõe uma nova abordagem para o ensino do átomo, que tradicionalmente, transforma o conhecimento em simples memorização. Foi desenvolvida uma proposta de aula do estudo do átomo, através do uso de recursos audiovisuais e computacionais de forma a contribuir para integração das disciplinas de ciências e história, possibilitar o posicionamento do tema no tempo e no espaço e desenvolver o conhecimento através da aprendizagem significativa.
Abstract: The teaching of Chemistry faces many problems, mainly because to the way the subject is taught. This work suggests a new approach to the teaching of the atom, which traditionally turns knowledge into simple memorization. Was developed a proposal for a lesson study of the atom, through the use of audiovisual and computational resources to contribute to integration of disciplines in science and history, allow the positioning of the theme in time and space and develop knowledge through meaningful learning.
Keywords: Internet na educação
Tecnologia educacional
Ensino de química
Information technology
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Program: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
Production unit: Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Mar-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Mídias na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
778154.pdf394.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.