Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKremer, Jeannette Marguerite-
dc.contributor.authorRodríguez Antúnez, Evelin-
dc.date.accessioned2019-07-19T00:06:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:26Z-
dc.date.issued1987-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8848-
dc.description.abstractThis study discusses the technical and administrative failures at the Library of the Universidade Federal de Viçosa - UFV (Minas Gerais, Brazil), through an analysis of perceptions of faculty and librarians. It includes the opinions about library service, the user librarian interaction, professional performance of librarians, activities, and problemas affecting library performance. The review of the literature includes studies on faculty and librarians' perceptions at university libraries and studies on conflicts in libraries. The research methodology is fully presented, including the techniques for content analysis and interviewing applied in the studies of faculty and librarians. The main contribution is an analysis of the occasions where conflict arises as consequences of technical/administrative disfunctions. Finally, results and conclusions are presented, and recommendations are mad to solve the conflicts at the Library of UFV.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectEstudo de usuáriospt_BR
dc.subjectUsuários de bibliotecaspt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Viçosapt_BR
dc.titleEstudo das percepções de usuários e bibliotecárias na biblioteca da Universidade Federal de Viçosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoPara verificar falhas técnico-administrativas de uma biblioteca, através do levantamento das percepções de professores, buscou-se analisar as opiniões a respeito dos serviços, da interação usuário-bibliotecario, do desempenho dos bibliotecários via serviços, da participação do usuário no planejamento das atividades e dos problemas que afetam os serviços. A revisão da literatura abrange os estudos de percepções de professores e bibliotecários em bibliotecas universitárias e os estudos de conflito em bibliotecas. A metodologia da pesquisa e detalhada, incluindo as técnicas da análise de conteúdo e de entrevista utilizadas respectivamente nos estudos do corpo docente e das bibliotecárias. A principal contribuição e o estudo das situações de conflito que ocorrem como consequência das disfunções técnico-administrativas. Finalmente são apresentados os resultados e formuladas algumas conclusões e recomendações para a solução dos conflitos na Biblioteca da UFV.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.publisher.initialsIBICTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
488537.pdf10.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.