Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8878
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O mercado de combustíveis líquidos no Brasil: uma análise da relação entre qualidade e preço
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Patrick Augusto Pegado
Advisor: Almeida, Edmar Luiz Fagundes de
Abstract: Este trabalho tem em seu escopo analisar o mercado de combustíveis brasileiro, avaliando a ocorrência de mecanismos geradores de influência da qualidade do combustível no preço bomba dos postos revendedores. Iremos diagnosticar os mecanismos de influência a partir do desenvolvimento histórico do setor de petróleo e derivados no Brasil, que foi marcado pela desorganização e mudanças estruturais que trouxeram impactos negativos no setor do abastecimento nacional, que agora estão sob os cuidados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Mediante isto, esta monografia busca analisar o efeito da prática de adulteração dos combustíveis sobre o preço na bomba. Para tanto, foi estudado quais fatores influenciam o preço da gasolina nos postos de abastecimento, aprofundando o estudo na verificação da ocorrência de correlação entre qualidade do produto e o preço bomba. A análise ocorrerá sob a ótica econométrica, com a elaboração de uma base de dados originária de dados fornecidos pela ANP em seu levantamento de preços e ações de fiscalização nos postos revendedores. Verificamos, na análise da amostra, que 37% dos postos foram autuados ao menos uma vez durante o período de 2010 a 2018 e na segregação dos postos por Zonas do município, foi apurado que as Zonas consideradas com maior PIB per capita atuam com maior preço e penetração de postos bandeirados. No que tange as autuações, atestamos que a Zona de menor preço médio possuía o maior índice de autuação. Sobre a regressão estimada do modelo, examinamos que as variáveis de preço de aquisição do combustível, idade do posto e bandeira de uma distribuidora apresentam influência média positiva em relação ao preço, ao contrário das variáveis de autuação e competição que apresentam relação média negativa junto ao preço. Desta forma, verificamos através da estimação do modelo de painel que há uma influência negativa no preço dos postos que recebem um auto de infração lavrado pela ANP.
Keywords: Mercado de combustíveis - Brasil
Qualidade e preço - Análise
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jan-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAPFerreira.pdf667.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.