Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/905
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mídia e artes marciais: estudo de um suporte midiático específico para a representação das artes marciais
Autor(es)/Inventor(es): Bortolotti, Caio
Orientador: Cabral, Muniz Sodre de Araujo
Resumo: Busca a compreensão das relações conceituais que envolvem as artes marciais, com o objetivo de se chegar ao projeto editorial de uma revista sobre o assunto. Como não existe nada similar no mercado editorial brasileiro, a idéia é explicitar todas as possíveis abordagens das artes marciais para o público leigo, através das implicações que as suas representações provocam no conceito de saúde, na educação, na cultura e na estética. Primeiro, faz-se necessária a distinção entre artes corporais e esportes: uma revista sobre artes marciais não é, de maneira alguma, uma revista sobre uma modalidade esportiva. O conceito holístico de saúde, que envolve o bem-estar físico, mental e espiritual, é o cerne do projeto, e desde ponto de vista, é o que faz da revista um serviço público. Na mesma linha segue a noção da utilização das artes marciais na educação, algo que pode ser aproveitado por pais e professores. Uma análise que envolve a relação do combate com a estética também é pertinente, uma vez que qualquer veículo de comunicação é um suporte midiático de uma estética e de uma forma de pensamento, e que as artes marciais são comumente representadas pela mídia através de combates. Em seguida, há uma análise do papel de Bruce Lee na popularização das artes marciais no ocidente através do cinema. Por fim, temos como resultado a descrição do projeto editorial, com todas as seções e linhas de abordagem.
Palavras-chave: Mídia
Artes marciais
Revista
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Nov-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BORTOLOTTI, Caio. Mídia e artes marciais: estudo de um suporte midiático específico para as artes marciais. 2005. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
URI: http://hdl.handle.net/11422/905
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBORTOLOTTI.pdf362,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.