Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/907
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Novos caminhos para o cinema documentário: a redescoberta do gênero no século XXI
Autor(es)/Inventor(es): Ravicz, Thaís Alves
Orientador: Salis, Fernando Alvares
Resumo: Nestes primeiros anos do século XXI, o cinema documentário vive um crescimento peculiar em todo o mundo. No Brasil, nos últimos anos, após o fenômeno chamado de Retomada, o cinema nacional vem se fortalecendo, e, nesse contexto, também o gênero documentário, que, na verdade, parece passar por uma espécie de Retomada própria. Buscando as origens do cinema documentário e do próprio cinema no Brasil, e analisando a afluência de um número cada vez maior de documentários às salas do circuito comercial de cinema, seu desempenho em termos de público, assim como a (re)conquista de espaço na televisão e a alta visibilidade recém-alcançada pelo gênero na mídia nos últimos cinco anos, este trabalho procura investigar o fenômeno de um suposto boom do documentário, e apontar algumas possíveis razões para esta recente redescoberta do gênero.
Palavras-chave: Cinema
Documentário
Mídia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Nov-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RAVICZ, Thaís Alves. Novos caminhos para o cinema documentário: a redescoberta do gênero no século XXI. 2005. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
URI: http://hdl.handle.net/11422/907
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRavicz.pdf782,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.