Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/908
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comunicação e música contemporânea: as hibridações culturais do funk e do hip-hop no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Kuck, Denis Weisz
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Demonstra como o hip-hop e o funk produzidos no Rio de Janeiro e em São Paulo são movimentos musicais que foram criados a partir de influências estrangeiras, principalmente norte-americanas, mas que foram reinterpretados a partir de particularidades locais da realidade brasileira. Ou seja, estão em um constante processo antropofágico de abrasileiramento, que ganhará particularidades próprias dependendo das características locais nas quais se inserem. Apresenta um pequeno histórico dos dois estilos e analiso várias formas como o funk e o hip-hop se apresentam na realidade brasileira e como eles dialogam com o global e o local, possibilitando a expressão de camadas excluídas da sociedade. Para realizar o trabalho recorri à bibliografia e discografia sobre o tema, ao noticiário do dia a dia, a letras de músicas e realizei uma série de entrevistas com personalidades da mídia cultural e artistas do funk e do hip-hop.
Palavras-chave: Mídia
Hip-hop
Funk
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 23-Nov-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: KUCK, Denis Weisz. Comunicação e música contemporânea: as hibridações culturais do funk e do hip hop no Brasil. 2005. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
URI: http://hdl.handle.net/11422/908
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DKuck.pdf506,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.