Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/908
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Comunicação e música contemporânea: as hibridações culturais do funk e do hip-hop no Brasil |
Author(s)/Inventor(s): | Kuck, Denis Weisz |
Advisor: | Herschmann, Micael Maiolino |
Abstract: | Demonstra como o hip-hop e o funk produzidos no Rio de Janeiro e em São Paulo são movimentos musicais que foram criados a partir de influências estrangeiras, principalmente norte-americanas, mas que foram reinterpretados a partir de particularidades locais da realidade brasileira. Ou seja, estão em um constante processo antropofágico de abrasileiramento, que ganhará particularidades próprias dependendo das características locais nas quais se inserem. Apresenta um pequeno histórico dos dois estilos e analiso várias formas como o funk e o hip-hop se apresentam na realidade brasileira e como eles dialogam com o global e o local, possibilitando a expressão de camadas excluídas da sociedade. Para realizar o trabalho recorri à bibliografia e discografia sobre o tema, ao noticiário do dia a dia, a letras de músicas e realizei uma série de entrevistas com personalidades da mídia cultural e artistas do funk e do hip-hop. |
Keywords: | Mídia Hip-hop Funk |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 23-Nov-2005 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | KUCK, Denis Weisz. Comunicação e música contemporânea: as hibridações culturais do funk e do hip hop no Brasil. 2005. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.