Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9108
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise da percepção de risco da braquiterapia do serviço de radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho usando o sistema de avaliação de risco em radioterapia (SEVRRA/FORO)
Author(s)/Inventor(s): Burgos, Adam de Freitas
Advisor: Souza, Roberto Salomon de
Abstract: Conhecimento e lições do passado sobre exposições acidentais em radioterapia são muito úteis na procura de novos métodos de segurança para prevenir a recorrência. A divulgação destas lições com base em treinamentos são indispensáveis para o processo de revisão das atividades de rotina do serviço. Entretanto, estes treinamentos não são suficientemente adequados para minimizar qualquer recorrência de incidente ou acidente. Aliado a isto, as hipóteses de que existem riscos latentes adicionais com base em outras exposições acidentais, que não foram relatadas ou que são passíveis de ocorrer, indicam a necessidade de se buscar novas maneiras de identificar, analisar e impedir tais riscos, através de algumas metodologias sobre segurança. Já existem na área médica, algumas metodologias disponíveis que se propõem a antecipar e quantificar o risco de possíveis sequências de eventos. Neste trabalho foi utilizado o banco de dados de um software (SEVRRA) baseado em uma metodologia que pode ser usada em serviços de radioterapia (braquiterapia e teleterapia), para classificar as sequências de eventos, em níveis de risco. Como acontece com qualquer método antecipativo, o SEVRRA envolve uma busca sistemática de riscos potenciais; ou seja, qualquer situação que pode causar uma exposição acidental. Seu uso, proporcionaria uma oportunidade de autoavaliação e gerenciamento das medidas de segurança mais adequadas para as condições do hospital. Neste trabalho, foram analisados os níveis de risco, em cada etapa e subetapa, presentes no tratamento de pacientes submetidas à braquiterapia intracavitária ginecológica de alta taxa de dose, com o intuito de estabelecer soluções aos riscos de maior prioridade. Os resultados mostram que, apesar deste procedimento ser automatizado e menos propenso a erros ou falhas, ainda sim é possível encontrar quantidades consideráveis de processos com níveis de risco preocupantes. Os processos que estão mais sujeitos a riscos de acidentes radiológicos estão associados a procedimentos, cuja maior parte das falhas está relacionada à etapa de registros e planejamento do tratamento. Estes resultados possuem grande relevância para este tipo de metodologia, uma vez que a praticidade de aplicação da mesma, aliada a sua potencial identificação e classificação de riscos, confirmam a viabilidade de uso na rotina de serviços como o Hospiral Universitário Clementino Fraga Filho, que busca atender as recomendações nacionais e internacionais de segurança e proteção radiológica.
Keywords: Braquiterapia
Análise de risco
Proteção radiológica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA NUCLEAR::REACOES NUCLEARES E ESPALHAMENTO (REACOES ESPECIFICAS)
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BURGOS, Adam de Freitas. Análise da percepção de risco da braquiterapia do serviço de radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho usando o sistema de avaliação de risco em radioterapia (SEVRRA/FORO). 2013. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Física Médica) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Física Médica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFBurgos.pdf10.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.