Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/938
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A espetacularização da política: análise realizada sobre a campanha eleitoral de 2006 para a presidência da república durante o primeiro turno no horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Rômulo André
Orientador: Cardoso, Monica Machado
Resumo: No contexto da massificação das mensagens informativas, um dos elementos fundamentais da organização social contemporânea é colocado numa posição delicada: a democracia representativa se insere na sociedade da informação, por um lado, ampliando o controle da população sobre os representantes eleitos. Por outro, ficando sob o julgamento de uma platéia que também é alvo do espetáculo da mídia publicitária e da industria audiovisual do entretenimento. É então que um dos momentos máximos da cidadania pode se sujeitar aos padrões mercadológicos de linguagem da sociedade da informação. O voto condicionado pelas pesquisas de opinião, pela aparência e exposição dos candidatos, pela linguagem e tratamento publicitário do discurso, entre outras questões que fogem ao cenário eminentemente político. O horário gratuito de propaganda eleitoral aparece como principal meio de disputa dos candidatos que, quando procuram inserir seus discursos no padrão de linguagem dos meios de comunicação de massa, tornam o debate político alvo da espetacularização midiática, esvaziando-o do discurso ideológico.
Palavras-chave: Propaganda política
Marketing
Persuasão
República
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 20-Nov-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Rômulo André. A espetacularização da política; análise realizada sobre a campanha eleitoral de 2006 para a presidência da república, durante o primeiro turno no horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão. 2006. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/938
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLima.pdf341,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.