Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/958
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O ensino de língua árabe por meio de gêneros textuais |
Author(s)/Inventor(s): | Alvarenga, Nathália de Sousa |
Advisor: | Silva, Bianca Graziela Souza Gomes da |
Abstract: | Descrever o ensino de língua árabe utilizando gêneros textuais. Para isso, utilizam-se pressupostos de autores como Bakhtin (1997), Bronckart (1999), Marcuschi (2002), Schneuwly & Dolz (2004) para tratar do conceito de gêneros textuais, gêneros primários e secundários e gênero no ensino de línguas, no caso o árabe. Também abordam-se as características gerais dos gêneros de modo que esse conhecimento seja aplicado na análise dos gêneros escolhidos, a saber: capa de jornal, palavras cruzadas, outdoor, lista de compras de supermercado, cardápio e receita culinária. O critério adotado para a escolha destes é o da variabilidade, por tratarem-se de gêneros com os quais se podem trabalhar questões de formalidade e informalidade, além do léxico, aspectos da cultura árabe, e também a noção de texto como sendo um processo de produção heterogêneo (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004). Os textos analisados têm como base tópicos gramaticais aprendidos em lições do curso de árabe do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) e a finalidade do uso dos gêneros escolhidos é possibilitar uma reflexão sobre a língua assim como tornar os alunos capazes de utilizar esses gêneros como modelos para sua própria produção textual. |
Keywords: | Língua árabe Gêneros textuais Gêneros do discurso |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2015 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Árabe |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NAlvarenga.pdf | 893.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.