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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O ensino de língua árabe por meio de gêneros textuais
Autor(es)/Inventor(es): Alvarenga, Nathália de Sousa
Orientador: Silva, Bianca Graziela Souza Gomes da
Resumo: Descrever o ensino de língua árabe utilizando gêneros textuais. Para isso, utilizam-se pressupostos de autores como Bakhtin (1997), Bronckart (1999), Marcuschi (2002), Schneuwly & Dolz (2004) para tratar do conceito de gêneros textuais, gêneros primários e secundários e gênero no ensino de línguas, no caso o árabe. Também abordam-se as características gerais dos gêneros de modo que esse conhecimento seja aplicado na análise dos gêneros escolhidos, a saber: capa de jornal, palavras cruzadas, outdoor, lista de compras de supermercado, cardápio e receita culinária. O critério adotado para a escolha destes é o da variabilidade, por tratarem-se de gêneros com os quais se podem trabalhar questões de formalidade e informalidade, além do léxico, aspectos da cultura árabe, e também a noção de texto como sendo um processo de produção heterogêneo (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004). Os textos analisados têm como base tópicos gramaticais aprendidos em lições do curso de árabe do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) e a finalidade do uso dos gêneros escolhidos é possibilitar uma reflexão sobre a língua assim como tornar os alunos capazes de utilizar esses gêneros como modelos para sua própria produção textual.
Palavras-chave: Língua árabe
Gêneros textuais
Gêneros do discurso
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Departamento: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/958
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