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dc.contributor.advisorSantos, Sérgio Hampshire de Carvalho-
dc.contributor.authorGomes, Renan Ribeiro Setubal-
dc.date.accessioned2019-09-18T11:55:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:17Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9656-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSismospt_BR
dc.subjectAbalo sísmicopt_BR
dc.subjectPonte rodoviáriapt_BR
dc.subjectAnálise de estruturapt_BR
dc.titleVerificação de ponte rodoviária para ação de sismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lima, Silvio de Souza-
dc.description.resumoEste Projeto Final de Curso tem por objetivo verificar uma ponte rodoviária localizada no Nordeste do Brasil, em uso atualmente, para o efeito de ações sísmicas, tendo como base a norma AASHTO 2006 [1]. Inicialmente são apresentados conceitos gerais sobre o tema sismo e faz-se uma breve descrição das características sismológicas do território brasileiro como introdução ao assunto a ser discutido. Apresentam-se também as características da Ponte Potengi, objeto dete estudo, e em seguida apresentam-se os critérios utilizados por Santos e Souza Lima [2] para a análise dinâmica da estrutura. Como o projeto original da ponte seguiu normas hoje ultrapassadas, pilares e tubulões são redimensionados e comparam-se as armaduras necessárias caso não se considere o efeito do sismo com aquelas provenientes da consideração do efeito sísmico. Após as comparações técnicas, elabora-se um orçamento básico para avaliação do impacto econômico desta parcela dinâmica no custo da estrutura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

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