Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/966
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Diferenciais de rendimentos em relação à escolaridade: uma análise da tendência ocorrida no Brasil entre 1997 a 2013
Autor(es)/Inventor(es): Leite, Gabrielle
Orientador: Ribeiro, Eduardo Pontual
Resumo: Avalia empiricamente como uma expansão na escolaridade dos indivíduos no Brasil afeta os rendimentos dos mesmos. Com base nos dados das PNADs de 1997, 2003, 2007 e 2013, referentes à renda principal dos trabalhadores, escolaridade e características observáveis, foi elaborada, tendo como referência a equação proposta por Mincer em seu trabalho de 1974, uma equação que pudesse medir e estimar os diferenciais de renda para os níveis de escolaridade do Ensino Médio Incompleto, Ensino Médio Completo, Ensino Superior Incompleto e Ensino Superior Completo, durante esse período. Os resultados nos mostram que os diferenciais de renda para os indivíduos que completam os ciclos escolares são maiores, especialmente os diferenciais referentes ao Ensino Superior completo, entretanto esses diferenciais apresentaram tendência de queda durante o período analisado. Esta monografia propõe mostrar a dinâmica dos diferenciais escolaridade no Brasil e propor razões que possam explicam a tendência de queda dos mesmos.
Palavras-chave: Capital humano
Retornos à educação
Escolaridade no Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/966
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLeite.pdf961,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.