Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/971
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Utilização da plataforma MOODLE no desenvolvimento de atividades pedagógicas em disciplina do ensino presencial Normal Médio
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Elizabeth Carneiro de Almeida
Orientador: Leher, Elizabeth Menezes Teixeira
Resumo: Foram grandes as transformações pelas quais a sociedade passou, desde o século XX, com os avanços científicos e tecnológicos. Atualmente toda a sociedade sofre influência da tecnologia. A partir do desenvolvimento do computador e o advento da internet, ocorreram mudanças em diversos segmentos da sociedade A união dos recursos da informática e das telecomunicações originou as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A partir das TIC, o conceito de comunicação e interação se modificaram. As distâncias foram encurtadas e a informação passou a ser veiculada com enorme rapidez. Sendo assim, a escola também precisou acompanhar a crescente inovação tecnológica e partir daí começaram a ser propostas mudanças no âmbito educacional. A utilização das TIC na prática pedagógica é atualmente uma prioridade. Ambientes virtuais de aprendizagem já vêm sendo utilizados por várias Universidades em cursos de extensão, graduação ou pós-graduação à distância. Dessa forma, o trabalho aqui proposto tem como objetivo avaliar a utilização de uma Plataforma de Educação a Distância como apoio ao ensino presencial em uma turma de Ensino Normal Médio de uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro. Esse tema foi estruturado a partir da experiência de utilização da Plataforma de Educação a Distância Moodle, pela autora desse trabalho, em suas atividades pedagógicas. Para a realização dessa pesquisa foram feitas observações durante a realização das atividades presenciais com uso da plataforma e foi realizado um questionário contendo perguntas relativas ao uso de internet, dificuldades de acesso à plataforma e de desenvolvimento das atividades propostas. Após análise dos resultados, concluiu-se que a utilização de uma Plataforma de EAD na escola como apoio ao ensino presencial é não apenas possível, como também bastante promissor, pois com ela, é apresentada ao jovem a possibilidade de uma formação continuada através da rede cada vez mais usada por eles – a Internet
Resumo : There were great transformations in the society since the 20th century, with the technological and scientific increasing. Nowadays all society suffers the influence of technology. From the development of computer and the aquiring of Internet, several changes took place in different sections of society. The union of Informatics and Telecommunication grew up the Information and Communication Technology (ICT). Since the increasing of ICT the concept of communication and people interaction have changed. The distances were shortened and the information run in a very fast way. Consequently, school had also to accompany the increasing technology innovation and then the suggestion for changing in school began to increase. The use of the ICT in pedagogical practices is the priority in the present days. Virtual environments have been already used by several Universities in extension courses, graduate or postgraduate education. So, this work has the objective to evaluate the use of a Learning Management System as a support for the present teaching with a secondary class for teacher formation from a public school in Rio de Janeiro. This theme was structured from the experience of the author in the use of the Learning Management System Moodle in her pedagogical activities. For the development of this search some observations during the present activities with the platform were done. Besides this it was used a questionary where the students were asked about the use of Internet and the difficulties in accessing the platform and doing the proposed activities. After the analysis of the results, it was concluded that the use a Learning Management System in school is not only possible but also very promising, as with its use we show the young people the possibility of going on a formation through the n.
Palavras-chave: Internet na educação
Internet in education
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
Departamento: Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jun-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/971
Aparece nas coleções:Mídias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
778140.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.