Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/972
Type: | Trabalho de conclusão de especialização |
Title: | Relato de uma experiência inovadora de ensino religioso no CEPARL |
Author(s)/Inventor(s): | Padilla, Lidia Maria del Carmen Galdames |
Advisor: | Nova, João Luiz Leocádio da |
Abstract: | Reflete sobre o uso das TIC como meio construtivo de conhecimentos no Ensino Médio (EM) no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, escola piloto do Ensino Médio Inovador (EMI), através dos resultados do projeto de Ensino Religioso (ER) “Conhecendo os lugares históricos, turísticos e religiosos do Brasil”, iniciado em 2010. Analisou-se com os dados dos questionários, aplicados aos alunos, a utilização e comportamento frente às TIC no Ensino Médio Inovador e no Ensino Médio Tradicional. A análise realizou-se à luz do referencial teórico de alguns estudiosos da área das TIC como Moram, Ferres, Prado e da área da aprendizagem: Vygotsky e Moura. Apesar do resultado dos alunos que participaram do projeto do Ensino Religioso ser positivo e de alguns alunos mostrarem a sua inserção no mundo das tecnologias com fim educativo, percebe-se, também, que alguns jovens ainda estão com dificuldades de integrar-se neste mundo das TIC, desejam e buscam ajuda; outros desejam usar as tecnologias, porém não têm os meios e deparam-se com os problemas da qualidade do sistema tecnológico da Escola e com a falta de funcionários no laboratório para seu uso. |
Abstract: | Reflect upon the use of ICT as a means of constructing knowledge in High School (HS) at Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, a pioneer school in the project Ensino Médio Inovador (Innovative High School), by means of the results of the Religious Studies (RS) project “Visiting the historic, touristic and religious sites in Brazil”, started in 2010. From the data collected in the questionnaires, the use and behavior vis a vis the ICT in the Innovative High School and Traditional High School. The analysis was made under the light of the theories of scholars in the area of ICT such as Moram, Ferres, Prado and in the area of learning: Piaget, Vigotsky, Moura. Although the results of students and teachers who took part in the RS project were positive, and some of the students have shown their insertion in the world of educative technologies, one can also perceive that some of the students still find it difficult to integrate this world of ICT, want and need help; others wish to use such technologies, but they have no means for that and face the problems of the poor quality of the school‟s technological system and the lack of supportive staff at the CT lab. |
Keywords: | Ensino religioso Ensino médio Religious education Media education |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde |
Production unit: | Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 9-Jun-2011 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Mídias na Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
778148.pdf | 455.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.