Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/9720
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Representação e análise de interpretações expressivas: um estudo da dinâmica e da agógica |
Author(s)/Inventor(s): | Maia, Lucas Simões |
Advisor: | Biscainho, Luiz Wagner Pereira |
Abstract: | Este trabalho apresenta um conjunto de ferramentas que permitem visualizar o andamento e a intensidade que um músico confere a uma peça musical. Entende-se que existe uma “assinatura” do intérprete, que o caracteriza na interpretação de diversas obras. Assim, as ferramentas aqui desenvolvidas auxiliam na compreensão das estratégias de expressividade empregadas. Alguns conceitos de teoria musical são introduzidos, para dar a base necessária ao leitor. Além disso, é apresentado um modelo psicoacústico para a audição humana. Como objeto de análise, foram escolhidos os 24 Prelúdios, Opus 28, de Frederic Chopin, na execução de diversos artistas. Os parâmetros de expressividade andamento e dinâmica são estudados em uma peça executada por diferentes músicos, e em um grupo de peças executadas por um dado músico. São extraídas estatísticas para os andamentos dos diversos prelúdios e os valores médios encontrados apresentam leves desvios com relação ás indicações metronômicas convencionais. Nesta análise estatística, observa-se a redução da intensidade média executada e percebida no decorrer dos anos. |
Keywords: | dinâmica agógica psicoacústica |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Production unit: | Escola Politécnica |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Aug-2013 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Eletrônica e de Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10007459.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.