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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Analise da injeção de ar como alternativa para a redução da resistência ao avanço de embarcações
Author(s)/Inventor(s): Cunha, Túlio Jaguar da
Advisor: Alho, Alexandre Teixeira de Pinho
Abstract: O presente projeto de graduação tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo numérico em CFD (Computational Fluid Dynamics) aplicado à análise da efetividade da injeção de ar como alternativa para a redução da resistência ao avanço de embarcações. O modelo desenvolvido possui particular ênfase na descrição do campo de escoamento bifásico ao redor do casco. A efetividade da injeção de ar para a redução da resistência friccional foi avaliada tendo como referência o casco de uma embarcação de competição movida à energia solar. A avaliação foi conduzida através de simulações numéricas, via CFD (Computational Fluid Dynamics), do escoamento ao redor do casco. O pacote comercial ANSYS CFX, versão 14.0, foi utilizado para o desenvolvimento do modelo numérico. O modelo matemático adotado pelo código ANSYS CFX é baseado na solução implícita das equações RANS, discretizadas pelo método dos volumes finitos em todo o domínio fluido. As análises foram feitas para três diferentes velocidades (8,10 e 12 nós).Os resultados obtidos foram bastante otimistas, tendo alcança do uma diminuição de 19,2% na resistência ao avanço da embarcação em relação ao casco original para a maior velocidade.
Keywords: injeção de ar
redução da resistência
embarcações
malha computacional
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Production unit: Escola Politécnica
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Naval e Oceânica

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