Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/978
Type: Relatório
Title: Compreendendo a formação de conceitos geométricos através do processo de representação mental
Author(s)/Inventor(s): Alves, George de Souza
Soares, Adriana Benevides
Abstract: No presente trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre as principais idéias relacionadas à representação mental do conhecimento e uma investigação a respeito de sua influência sobre a aprendizagem da geometria. Para tanto, buscou-se compreender e explicitar alguns conceitos oriundos do tratamento da informação, sub-área da psicologia cognitiva, a respeito da representação mental, e da educação matemática, sobre os processos cognitivos envolvidos na construção do conhecimento geométrico e sobre as teorias de Frege, Fischbein e Vergnaud que enfocaram a importância da intuição, da percepção, da visualização e da representação na construção de um conceito. O objetivo central foi correlacionar os dois estudos e mostrar como a compreensão do primeiro pode auxiliar um professor na elaboração de atividades de ensino que visem a formação de conceitos geométricos, através da aproximação existente entre os quatro níveis mentais que caracterizam o processo de representação mental (a percepção, a imagem, a simbolização e a conceitualização) e os principais pilares para a questão da construção de um conceito, apontados nas mencionadas teorias de Frege, Fischbein e Vergnaud.
Abstract: In the present work it was made a bibliographical revision on the main ideas related to the mental representation of the knowledge and an inquiry regarding its influence on the learning of Geometry. For in such a way, one searched to understand and to show some deriving concepts of the Treatment of the Information, sub-area of Cognitive Psychology, regarding the mental representation, and of the Mathematical Education, on the involved cognitive processes in the construction of the geometric knowledge and on the theories of Frege, Fischbein and Vergnaud that had focused the importance of the intuition, the perception, the visualization and the representation in the construction of a concept. The main objective was to correlate the two studies and to show as the understanding of the first one can assist a teacher in the elaboration of activities of education that aim at the formation of geometric concepts, through the existing approach between the four mental levels that characterize the process of mental representation (the perception, the image, the simbolização and the conceitualização) and the main pillars for the question of the construction of a concept, pointed in the mentioned theories of Frege, Fischbein and Vergnaud.
Keywords: Representação mental
Processo cognitivo
Cognitive process
Mental representation
Formação de conceitos geométricos
Formation of geometric concepts
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Production unit: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Issue: 1204
Issue Date: 1-Sep-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALVES, G. de S.; SOARES, A. B. Compreendendo a formação de conceitos geométricos através do processo de representação mental. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2004. 11 p. (Relatório Técnico, 12/04)
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
12_04_000635636.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.