Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9837
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Da discriminação de gênero, de raça e de pessoas com deficiência nas relações de trabalho no Brasil contemporâneo
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Vanessa Machado da
Advisor: Mendes, Daniela Ribeiro
Abstract: Analisam-se as questões relevantes acerca da discriminação de gênero, de raça e de pessoas com deficiência nas relações de trabalho no Brasil contemporâneo. Para melhor compreensão do tema, o primeiro capítulo volta-se à análise dos aspectos conceituais, principiológicos e históricos da discriminação dos três grupos objeto de estudo. Através de uma evolução histórico-normativa, abordam-se as tutelas constitucional e infraconstitucional conferidas às mulheres, negros e pessoas com deficiência. No segundo capítulo estudam-se as ações afirmativas como forma de combate à discriminação. Aborda-se a atuação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, elucidando-se as políticas já realizadas e de que forma é possível garantir a inclusão de minorias no mercado de trabalho. No terceiro capítulo dedica-se à descrição de casos, com a análise de duas ações civis públicas propostas em face de empresas que realizavam práticas discriminatórias. A primeira envolve os aspectos gênero e raça, a segunda cuida da questão dos trabalhadores com deficiência.
Keywords: Discriminação
Gênero
Raça
Pessoas com deficiência
Relações de trabalho
Ações afirmativas
Descrição de casos
Discrimination
Gender
Race
People with disabilities
Töösuhted
Affirmative action
Description of cases
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Vanessa Machado da. Da discriminação de gênero, de raça e de pessoas com deficiência nas relações de trabalho no Brasil contemporâneo. 2008. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VMRocha.pdf586.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.