Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9998
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O Jornal como instrumento de politização de propaganda política e de organização: a imprensa operária na primeira fase da industrialização brasileira
Author(s)/Inventor(s): Santos, Paula Leboso Alemparte Abrantes dos
Advisor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Abstract: Identifica a imprensa operária no momento anterior à fundação do Partido Comunista Brasileiro. Perceber as influências políticas no movimento operário que surge no Brasil é o ponto de partida para compreender a imprensa operária como resultado deste movimento e como transformador da própria história. A pesquisa analisa através de alguns jornais operários pontos de convergência e de crítica à imprensa oficial capitalista, por meio do exame de aspectos de forma e conteúdo desses periódicos. O jornal escrito principalmente pelo militante imigrante de ideologia anarquista é o primeiro contato do proletariado com a leitura e com a formação política, além de ser importante elemento organizador da classe.
Keywords: Jornalismo político
Operariado
Trabalhadores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Jul-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Laura Leboso Alemparte Abrantes dos. O jornal como instrumento de politização de propaganda política e de organização: a imprensa operária na primeira fase da industrialização brasileira. 2008. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSantos.pdf267.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.