Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10007
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Gustavo Vaz de Mello-
dc.contributor.authorMantuano, Raphael Martins-
dc.date.accessioned2019-10-10T10:31:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:36Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10007-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacidade de cargapt_BR
dc.subjectEstacas hélicept_BR
dc.subjectProcesso executivopt_BR
dc.subjectProvas de cargapt_BR
dc.titleComparação entre métodos de dimensionamento e influência do processo executivo no comportamento de estacas hélicept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Danziger, Fernando Artur Brasil-
dc.contributor.referee1Lopes, Francisco de Rezende-
dc.description.resumoDuas estacas tipo hélice, com 500 mm de diâmetro, foram executadas e submetidas a provas de carga estática de compressão. Os procedimentos adotados para execução das estacas foram distintos. Uma das estacas, denominada estaca piloto 1, foi executada com cerca de 22 m de profundidade e de acordo com o procedimento padrão de uma estaca hélice contínua descrito pela NBR 6122/2010. A outra estaca, denominada estaca piloto 2, foi executada com cerca de 20 m de profundidade e teve seu procedimento de execução alterado em relação aos procedimentos descritos em norma. Sua execução foi realizada de forma a combinar dois procedimentos existentes na norma, ou seja, o procedimento padrão para estaca hélice contínua (com retirada de solo) e estaca hélice de deslocamento (com deslocamento de solo, neste caso, somente na região da ponta da estaca). Os ensaios foram realizados em solo sedimentar da Barra da Tijuca / RJ e foram utilizados de modo a nortear o projeto das fundações de um empreendimento privado, não sendo parte integrante das fundações do mesmo. A partir dos ensaios foram geradas as curvas carga versus deslocamento das estacas, sendo estas interpretadas de forma a obter as cargas de ruptura por intermédio de três critérios distintos. Diante disto, para a estaca piloto 1, os resultados de capacidade de carga estimados pelos métodos semi-empíricos se apresentaram de forma satisfatória. Já para a estaca piloto 2 os resultados foram contra a segurança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10008180.pdf6.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.