Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/1002
Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título: | Ambientes virtuais de aprendizagem utilizados como instrumento pedagógico de apoio às disciplinas do Ensino Médio : plataforma de aprendizagem a distância como instrumento pedagógico |
Título(s) alternativo(s): | Virtual environment of learnig used as pedagogical instruments to support hight school disciplines: Plataform of distance-learning school as pedagogical learning |
Autor(es)/Inventor(es): | Gayoso, Elaine de Oliveira |
Orientador: | Peixoto, Maurício Abreu Pinto |
Resumo: | Considerando que o projeto é um estudo de casos, foi decidido não focar em nenhuma teoria em particular, mas não poderia deixar de citar autores que contribuíram efetivamente para a pesquisa, entre eles José Manuel Moran. Objetivo que fundamentou este projeto de pesquisa, foi a idéia de transformar o uso da plataforma. Moodle em uma agente facilitador do ensino/aprendizagem, por se tratar de uma modalidade de estudo, que seria aplicado à distância, para inserir conteúdos com compõem o currículo escolar, mas, que nem sempre são possíveis de serem aplicados ao longo do ano letivo. Participaram deste projeto, alunos matriculados no segundo ano do Ensino Médio, da escola CE Compositor Luiz Carlos da Vila. Assim como o professor de matemática da turma, o docente Hilton Miguel. Inicialmente, foi proposto ao professor da turma, estudar os conteúdos de Geometria Espacial, de uma forma diferenciada, para que o mesmo não fosse abandonado ao término do ano, por falta de calendário letivo. Mediante aceito do professor, foi criada uma plataforma para lançamento de conteúdos, vídeos, fóruns e exercícios, para que os alunos pudessem estudar e acompanhar o conteúdo fora da escola.No que tange ao contato, não houve por parte dos alunos, dificuldades no contato com o equipamento, tão pouco no acesso a plataforma. No entanto, embora não tenham apresentado dificuldades, os alunos não mostraram muito interesse em acessar a plataforma para estudar os conteúdos postados. Poucos fizeram as atividades e em contra-partida, o professor também não atendeu ao esperado e proposto, que seria corrigir e acompanhar o desenvolvimento das atividades feitas pelos alunos. Concluo ao término do projeto, que faltou um acompanhamento mais eficaz e estimulador para despertar maior interesse por parte dos alunos, assim como foi possível compreender, que o fator, “tempo”, para o professor, na prática, foi comprometedor. Ainda assim, permaneço com a idéia, de que, o uso da plataforma é positivo e pode ser fundamental na ampliação do estudo na modalidade à distância. |
Resumo: | Considering that the research is a case study it was decided not to focus the study on any particular theory but it was not possible to avoid mention of authors that have contributed effectively to the issue under consideration, including José Manuel Moran. The objective of this research project was the development of the idea of transforming the use of the Moodle platform into a facilitator of teaching/learning, since it is a mode of study which could be applied to distance learning, by inserting content to make up the curriculum, which is not always possible to be applied throughout the school year. Participants in this project were students enrolled in the second year of high school, school CE Compositor Luiz Carlos da Vila. Also participating was the math teacher Hilton Miguel, the class teacher for this group. It was initially proposed to the class teacher, to study the contents of spatial geometry in a different way, so that it was not abandoned at the end of the year under pressure of lack of time available in the academic calendar. This proposal which was accepted by the teacher and created a platform for launching subject matter, videos, forums and exercises, so students could study and monitor the contents outside of school. With respect to access, on the part of the students, there were no difficulties as far as access to the equipment or access to the platform was concerned. However, although they indicated no difficulties, the students did not show much interest in accessing the platform to study the content posted. Few have done the activities and in return, the teacher also did not meet the expected and proposed objectives, which would be to correct and follow the development of activities done by students.The conclusion, by the completion of the project, which lacked effective monitoring and stimulation to arouse greater interest from students as well as it could be understood, was that the "time" factor for the teacher, in practice, was compromised. Still, I remain convinced that the idea of using this platform is positive and can be instrumental in extending the distance learning mode of study. |
Palavras-chave: | Ambientes virtuais de aprendizagem Ensino médio Educational technology High school Educação a distância Distance education |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde |
Unidade produtora: | Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 9-Jun-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Mídias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
778151.pdf | 837.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.