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dc.contributor.advisorPfeil, Michèle Schubert-
dc.contributor.authorSantos, Lívia Fernandes-
dc.date.accessioned2019-10-10T11:09:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:37Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10030-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectPontes rodoviáriaspt_BR
dc.subjectEspectro de Veículos reaispt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um novo modelo de cargas móveis para verificação de fadiga em pontes rodoviáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ellwanger, Gilberto Bruno-
dc.contributor.referee2Diaz, Benjamin Ernani-
dc.description.resumoAs pontes são estruturas submetidas a ciclos não uniformes de variação tensão devidos à passagem de veículos com diferentes características. Esses ciclos de variação de tensão provocam danos microscópicos no material, que se acumulam durante a vida útil da estrutura, podendo eventualmente resultar em uma fratura. Esse mecanismo de acumulação de danos é denominado fadiga, e a verificação desse fenômeno em estruturas de obras de arte especiais é essencial para garantir a segurança estrutural, especialmente em pontes em aço. Atualmente, a normalização brasileira não conta com um regulamento específico para análise de fadiga em pontes, apresentando somente modelos de cargas móveis para verificação do Estado Limite Último, o qual não é adequado para verificação da resistência à fadiga. Este trabalho busca desenvolver uma proposta de modelo de cargas móveis próprio para verificação de fadiga em pontes rodoviárias no Brasil. Este estudo é voltado para pontes em aço com vãos biapoioados, com comprimento de 10 a 40m. A calibração dos modelos de carga é feita a partir de dados atuais de tráfego de veículos pesados, coletados de postos de monitoramento de diversas rodovias brasileiras. São propostos dois modelos com aplicações distintas: o primeiro é baseado no conceito de dano equivalente, o segundo no de equivalência de variação máxima de tensão. O resultado deste trabalho pretende, de certa forma, contribuir para a modernização da normalização brasileira para projetos de pontespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

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