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http://hdl.handle.net/11422/10030
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pfeil, Michèle Schubert | - |
dc.contributor.author | Santos, Lívia Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T11:09:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:37Z | - |
dc.date.issued | 2013-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10030 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fadiga | pt_BR |
dc.subject | Pontes rodoviárias | pt_BR |
dc.subject | Espectro de Veículos reais | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um novo modelo de cargas móveis para verificação de fadiga em pontes rodoviárias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ellwanger, Gilberto Bruno | - |
dc.contributor.referee2 | Diaz, Benjamin Ernani | - |
dc.description.resumo | As pontes são estruturas submetidas a ciclos não uniformes de variação tensão devidos à passagem de veículos com diferentes características. Esses ciclos de variação de tensão provocam danos microscópicos no material, que se acumulam durante a vida útil da estrutura, podendo eventualmente resultar em uma fratura. Esse mecanismo de acumulação de danos é denominado fadiga, e a verificação desse fenômeno em estruturas de obras de arte especiais é essencial para garantir a segurança estrutural, especialmente em pontes em aço. Atualmente, a normalização brasileira não conta com um regulamento específico para análise de fadiga em pontes, apresentando somente modelos de cargas móveis para verificação do Estado Limite Último, o qual não é adequado para verificação da resistência à fadiga. Este trabalho busca desenvolver uma proposta de modelo de cargas móveis próprio para verificação de fadiga em pontes rodoviárias no Brasil. Este estudo é voltado para pontes em aço com vãos biapoioados, com comprimento de 10 a 40m. A calibração dos modelos de carga é feita a partir de dados atuais de tráfego de veículos pesados, coletados de postos de monitoramento de diversas rodovias brasileiras. São propostos dois modelos com aplicações distintas: o primeiro é baseado no conceito de dano equivalente, o segundo no de equivalência de variação máxima de tensão. O resultado deste trabalho pretende, de certa forma, contribuir para a modernização da normalização brasileira para projetos de pontes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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