Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1003
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leher, Elizabeth Menezes Teixeira | - |
dc.contributor.author | Gago, Gláucia Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-31T15:20:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:22Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1003 | - |
dc.description.abstract | In the current context of the incorporation of information and communication technologies (ICT) to educational processes, distance education programs have proven to be an alternative to meet the improvement of the teacher. In this sense, this paper aimed to examine some of the challenges of the distance continuing education of teachers, specifically the difficulties of the participants in the Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, in the town of São Pedro da Aldeia, which led to evasion. This program aims to train teachers to act as agents in government actions and deal with the technologies in the educational context. Teacher‟s answers to a questionnaire made possible to identify some difficulties that led to withdrawal of the course for some students. This paper made a brief foray on the subject of teachers‟ continuous training in Distance Education (EAD) and confirms that we must give the teacher opportunities to develop knowledge about how ICT can be integrated into teaching practice and their own continuing education. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Distance education | en |
dc.title | Novos desafios na formação continuada de professores via EAD: Programa Formação pela Escola | pt_BR |
dc.title.alternative | New challenges in the continuing education of teachers via DE: training program for school | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9566457444383116 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Cristina Nacif | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0311049584866667 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santi, Angela Medeiros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6512645327003697 | pt_BR |
dc.description.resumo | No atual contexto da incorporação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aos processos educacionais, os programas de educação a distância têm se mostrado uma alternativa para atender o aperfeiçoamento do professor. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar alguns desafios da formação continuada de professores na modalidade a distância, especificamente as dificuldades dos cursistas no Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, no município de São Pedro da Aldeia, que levaram a evasão do curso. Esse programa tem como objetivo capacitar professores para atuar como agentes nas ações do governo e lidar com as tecnologias no contexto educacional. Por meio da aplicação de questionários aos professores foi possível identificar algumas dificuldades que levaram a desistência do curso por alguns alunos. Este trabalho fez uma breve incursão sobre o tema da formação continuada de professores na Educação a Distância (EAD) e corrobora de que é preciso dar possibilidades ao professor para desenvolver conhecimento sobre como as TIC podem ser integradas à prática pedagógica e à própria formação continuada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Mídias na Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
778145.pdf | 741.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.