Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1003
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeher, Elizabeth Menezes Teixeira-
dc.contributor.authorGago, Gláucia Cardoso-
dc.date.accessioned2016-10-31T15:20:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:22Z-
dc.date.issued2011-06-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1003-
dc.description.abstractIn the current context of the incorporation of information and communication technologies (ICT) to educational processes, distance education programs have proven to be an alternative to meet the improvement of the teacher. In this sense, this paper aimed to examine some of the challenges of the distance continuing education of teachers, specifically the difficulties of the participants in the Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, in the town of São Pedro da Aldeia, which led to evasion. This program aims to train teachers to act as agents in government actions and deal with the technologies in the educational context. Teacher‟s answers to a questionnaire made possible to identify some difficulties that led to withdrawal of the course for some students. This paper made a brief foray on the subject of teachers‟ continuous training in Distance Education (EAD) and confirms that we must give the teacher opportunities to develop knowledge about how ICT can be integrated into teaching practice and their own continuing education.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.titleNovos desafios na formação continuada de professores via EAD: Programa Formação pela Escolapt_BR
dc.title.alternativeNew challenges in the continuing education of teachers via DE: training program for schoolen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9566457444383116pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Cristina Nacif-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0311049584866667pt_BR
dc.contributor.referee2Santi, Angela Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6512645327003697pt_BR
dc.description.resumoNo atual contexto da incorporação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aos processos educacionais, os programas de educação a distância têm se mostrado uma alternativa para atender o aperfeiçoamento do professor. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar alguns desafios da formação continuada de professores na modalidade a distância, especificamente as dificuldades dos cursistas no Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, no município de São Pedro da Aldeia, que levaram a evasão do curso. Esse programa tem como objetivo capacitar professores para atuar como agentes nas ações do governo e lidar com as tecnologias no contexto educacional. Por meio da aplicação de questionários aos professores foi possível identificar algumas dificuldades que levaram a desistência do curso por alguns alunos. Este trabalho fez uma breve incursão sobre o tema da formação continuada de professores na Educação a Distância (EAD) e corrobora de que é preciso dar possibilidades ao professor para desenvolver conhecimento sobre como as TIC podem ser integradas à prática pedagógica e à própria formação continuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto NUTES de Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Mídias na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
778145.pdf741.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.