Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/1003
Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título: | Novos desafios na formação continuada de professores via EAD: Programa Formação pela Escola |
Título(s) alternativo(s): | New challenges in the continuing education of teachers via DE: training program for school |
Autor(es)/Inventor(es): | Gago, Gláucia Cardoso |
Orientador: | Leher, Elizabeth Menezes Teixeira |
Resumo: | No atual contexto da incorporação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aos processos educacionais, os programas de educação a distância têm se mostrado uma alternativa para atender o aperfeiçoamento do professor. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar alguns desafios da formação continuada de professores na modalidade a distância, especificamente as dificuldades dos cursistas no Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, no município de São Pedro da Aldeia, que levaram a evasão do curso. Esse programa tem como objetivo capacitar professores para atuar como agentes nas ações do governo e lidar com as tecnologias no contexto educacional. Por meio da aplicação de questionários aos professores foi possível identificar algumas dificuldades que levaram a desistência do curso por alguns alunos. Este trabalho fez uma breve incursão sobre o tema da formação continuada de professores na Educação a Distância (EAD) e corrobora de que é preciso dar possibilidades ao professor para desenvolver conhecimento sobre como as TIC podem ser integradas à prática pedagógica e à própria formação continuada. |
Resumo: | In the current context of the incorporation of information and communication technologies (ICT) to educational processes, distance education programs have proven to be an alternative to meet the improvement of the teacher. In this sense, this paper aimed to examine some of the challenges of the distance continuing education of teachers, specifically the difficulties of the participants in the Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, in the town of São Pedro da Aldeia, which led to evasion. This program aims to train teachers to act as agents in government actions and deal with the technologies in the educational context. Teacher‟s answers to a questionnaire made possible to identify some difficulties that led to withdrawal of the course for some students. This paper made a brief foray on the subject of teachers‟ continuous training in Distance Education (EAD) and confirms that we must give the teacher opportunities to develop knowledge about how ICT can be integrated into teaching practice and their own continuing education. |
Palavras-chave: | Formação de professores Teacher training Educação a distância Distance education |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde |
Unidade produtora: | Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 10-Jun-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Mídias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
778145.pdf | 741.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.