Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10075
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma época cheia de regras, elas seguiam as delas: a modernização das personagens femininas de Jane Austen na telenovela Orgulho e Paixão
Author(s)/Inventor(s): Xavier, Diana de Melo
Advisor: Rocha, Roberto Ferreira da
Abstract: Jane Austen (1775-1817) é uma das principais escritoras da literatura inglesa e suas obras são bastante adaptadas para séries, filmes e outras mídias. E, em 2018, seis obras de Austen foram adaptadas para a telenovela do horário das seis Orgulho e Paixão da Rede Globo pela primeira vez no Brasil. Sendo a telenovela um gênero próprio, foram adaptadas as personagens e os enredos de Austen para que, assim, sua trama agradasse seus telespectadores do século XXI. Por isso, as personagens femininas da escritora apresentam uma nova e moderna representação para refletirem o público alvo da novela das seis. Desta maneira, o objetivo dessa monografia é analisar a adaptação das personagens Elisabeta Benedito (inspirada em Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito) e Ema Cavalcante (inspirada em Emma Woodhouse de Emma) para o gênero telenovela e a sociedade brasileira. Assim, será considerado a influência do público alvo do gênero e o entendimento de Jane Austen como um produto cultural para compreender a escolha de suas obras para se tornar uma telenovela brasileira, constatando, por fim, a modernização de ambas personagens e como Jane Austen se mantém contemporânea, apesar de tais mudanças.
Keywords: Telenovela
Austen, Jane
Literatura inglesa
Modernização
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: XAVIER, Diana de Melo. Uma época cheia de regras, elas seguiam as delas: a modernização das personagens femininas de Jane Austen na telenovela Orgulho e Paixão. 2019. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português – inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2019.
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DMXavier.pdf263.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.