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dc.contributor.advisorBeltrão, Maria da Conceição de Moraes Coutinho-
dc.contributor.authorSilva, Joaquim Perfeito da-
dc.date.accessioned2019-10-18T13:25:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:44Z-
dc.date.issued1998-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10131-
dc.description.abstractThis thesis examines the results of stylistic analysis of 50 rock art sites in 26 municipalities in Bahia State, located mainly in high altitude areas of the Chapada Diamantina, Planalto de Conquista and Serra Geral da Bahia and comprising a total of approximately 1.800 square meters of painted area in caves, rock shelters and canyons. In analysing and classifying the sites, we opted to organize an empirical corpus of typical signings taken from the group of sites and coded so as to be able to apply mathematical and statistical methods. This methodological procedure is able to reveal logical patterns of dispersion and contextualized signs, where chance becomes improbable and the signs take on the status of symbols defining distinct cultural horizons. In this way, contrasted and contextualized in styles and traditions, the signings lead one to see rock art as a way of "saying something about" or "wanting to show that"; that is, as a study that penetrates the field of non-verbal signs, of symbols that doubtless conceal a certain organized view of the world.en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectBahia (Estado)pt_BR
dc.subjectAntropologia da artept_BR
dc.titleCulturas e sistemas simbólicos: "meeting pot" na arte rupestre da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeCulture and symbol systems: "melting pot" in rock art in Bahiaen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4942024092993571pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1759017380884652pt_BR
dc.contributor.referee1Seda, Paulo Roberto Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6726803753721191pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Sheila Maria Ferraz Mendonça de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9981356658414577pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação examina os resultados da análise estilística de 50 sítios de arte rupestre em 26 municípios do Estado da Bahia, localizados principalmente em regiões de altitudes elevadas da Chapada Diamantina, no Planalto de Conquista e da Serra Geral da Bahia, perfazendo um total aproximado de 1.800 m2 de área pintada em grutas, abrigos e canyons. Para análise e classificação dos sítios, optou-se por organizar um "corpus empírico" de sinalações-tipo retiradas do conjunto de sítios e codificadas, para que se conseguisse aplicar métodos matemáticos e estatísticos. Tal procedimento metodológico pode comprovar padrões lógicos de dispersão e signos contextualizados, onde a casualidade passa a ser improvável e os signos tomam forma de símbolos definindo horizontes culturais distintos. Dessa forma, por oposição e peculiaridades, as sinalações rupestres contextualizadas em estilos e "tradições" faz-nos pensar a arte rupestre como uma forma de "dizer algo sobre", "querer demonstrar que", ou seja, um estudo que penetra no campo dos signos não verbais, dos símbolos, que esconderá por certo uma organização de mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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