Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10152
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Segurança pública x segurança do indivíduo: da efetividade das garantias constitucionais penais em sede de segurança pública
Author(s)/Inventor(s): Gonçalves, Evelyn Christian Capucho
Advisor: Costa, Cezar Augusto Rodrigues
Abstract: O presente estudo se dedica à realização de uma abordagem crítica acerca da segurança pública no Rio de Janeiro. Trata-se de uma análise focada, essencialmente, na acepção popular que este termo tem recebido, desta forma, a linha mestra deste trabalho para a abordagem da segurança pública serão os constantes choques entre as forças policiais e as forças ilegais. Neste desiderato, imperioso observar o sentimento de medo que assola a população do Estado. Demonstrar-se-á que tal sentimento tem servido como forma idônea de dominação de toda uma sociedade e como meio de determinação do senso comum sobre a criminalidade, sendo amplamente fortalecido pela mídia de modo geral. O objetivo precípuo de toda esta pesquisa é relacionar o cenário acima descrito às constantes afrontas aos direitos fundamentais da pessoa humana, analisando a contribuição das forças policiais e dos meios de comunicação de massa para a configuração de um estado de caos social.
Keywords: Segurança Pública
Rio de Janeiro
Direitos Fundamentais
Criminalização
Atuação Policial
Mídia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GONÇALVES, Evelyn Christian Capucho. Segurança pública x segurança do indivíduo: da efetividade das garantias constitucionais penais em sede de segurança pública. 2008. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ECCGonçalves.pdf581 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.