Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10194
Especie: Dissertação
Título : Proposta de um processo de avaliação da qualidade do conhecimento
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Daiane Evangelista
Tutor: Souza, Jano Moreira de
Resumen: A avaliação da qualidade do conhecimento é um tema pouco discutido na literatura de gestão do conhecimento. Talvez se possa atribuir essa lacuna à dificuldade da tarefa em questão, sendo o conhecimento tácito um tipo de conhecimento difícil de medir, o que contribui para a dificuldade de avaliar sua qualidade. Com base neste contexto desenvolvemos uma proposta de um processo de avaliação da qualidade do conhecimento, que consiste na elaboração de etapas e atividades para a avaliação da qualidade do conhecimento, com base na distribuição de tarefas de análise de cenário. Também introduzimos um novo conceito de tipo de conhecimento, o conhecimento para uso, que é definido como sendo a combinação do conhecimento tácito, do conhecimento explícito e de todos os tipos de conhecimento adquiridos por um indivíduo ao longo de sua vida. E apresentamos uma visão de estado da arte da área de qualidade do conhecimento. Para a consolidação do processo de avaliação foi realizado um estudo de caso exploratório, de modo que os participantes responderam a tarefa de análise do cenário. Onde foi possível avaliar a qualidade do conhecimento para uso e realizar a intercessão entre conhecimentos. Portanto, desenhamos uma metodologia de avaliação que pode ser aplicada ao contexto de avaliação da qualidade do conhecimento. Ao mesmo tempo que pode ser utilizada para avaliar a qualidade de diferentes tipos de conhecimento, dependendo do contexto desejado.
Resumen: The evaluation of knowledge quality is a subject rarely discussed in the knowledge management literature. Perhaps this gap can be attributed to the difficulty of the task in question, and tacit knowledge is a type of knowledge difficult to measure, which contributes to the difficulty of assessing its quality. Based on this context, we have developed a proposal of an evaluation process of the knowledge quality, which consists in the elaboration of steps and activities for the evaluation of the knowledge quality, based on the distribution of scenario analysis tasks. We also introduce a new concept of knowledge type, knowledge for use, which is defined as the combination of tacit knowledge, explicit knowledge and all kinds of knowledge acquired by an individual throughout his or her life. And we present a view of the state of the art of the knowledge quality area. For the consolidation of the evaluation process an exploratory case study was carried out, so that the participants answered the scenario analysis tasks. Where it was possible to evaluate the quality of knowledge for use and to make the intercession between knowledge. Therefore, we design an evaluation methodology that can be applied to the context of knowledge quality evaluation. At the same time, it can be used to evaluate the quality of different types of knowledge, depending on the desired context.
Materia: Engenharia de Sistemas e Computação
Qualidade do conhecimento
Processo de avaliação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia de Sistemas e Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
878094.pdf3.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.