Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10209
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A percepção dos usuários sobre o Programa ACM Feliz Idade
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Julia
Lopes, Thamara
Orientador: Souza, Fátima Valéria Ferreira de
Resumo: Este estudo tem como objetivo verificar a percepção dos usuários sobre o Programa ACM Feliz Idade (PAFI), desenvolvido pela Associação Cristã de Moços (ACM) da Ilha do Governador, onde estagiamos durante dois anos. Nosso interesse em fazer este trabalho surgiu quando notamos a ausência de documentos na instituição que mensurassem a percepção dos usuários sobre o PAFI, o que dificulta a avaliação do programa pela própria ACM, assim como a elaboração de possíveis ajustes. Após pesquisa bibliográfica sobre assuntos pertinentes a esse estudo, tais como conceitos sobre o termo envelhecimento e o processo de transição demográfica, podemos perceber que há uma demanda cada vez maior por políticas sociais para idosos. Trataremos neste trabalho da relação do PAFI com a Política de Assistência Social, sendo este classificado como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Contudo, não podemos deixar de sinalizar que alguns fatores limitam o trabalho desenvolvido em relação ao que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos propõe.
Palavras-chave: Política social
Assistência social
Envelhecimento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DIAS, Julia; LOPES, Thamara. A percepção dos usuários sobre o Programa ACM Feliz Idade. 2016. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JDias e TLopes.pdf553 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.