Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10283
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ensino médio politécnico: a experiência político-pedagógica da escola Joceli Corrêa 2011-2014: uma alternativa ao modelo hegemônico de educação no Brasil?
Author(s)/Inventor(s): Nascimento, Daniel do
Advisor: Alves, Gláucia Lelis
Abstract: Aborda como tema central a política educacional, na fase final da educação básica e, sua especificidade na implementação em uma escola do campo, localizada em uma área de assentamento da Reforma Agrária, situada no município de Jóia, interior noroeste do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é trazer o princípio educativo da politecnia, defendido por intelectuais clássicos como: Marx (2012) e Gramsci (2008), assim como os mais contemporâneos: Frigotto (2012) e Saviani (2007). Com isso faço um caminho até chegar à política do Ensino Médio Politécnico de hoje, entendendo suas especificidades, sobretudo seu diálogo com o princípio educativo defendido pelo MST. Como metodologia utilizo além da bibliografia selecionada, documentos da proposta político-pedagógica da escola e relatórios do setor de educação do MST, como também a observação e questionário para entender a dinâmica escolar nesta política. Do estudo realizado depreende-se que, de fato, o ensino médio politécnico se configura como uma importante alternativa, desde que em consonância com princípios emancipatórios, no caso da Escola Joceli Corrêa, sua proposta pedagógica coaduna com esses princípios e fortalece as defesas empreendidas pelo MST, sobretudo no que se refere à educação no campo.
Keywords: Política educacional
Ensino médio
Reforma agrária
Movimentos sociais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NASCIMENTO, Daniel. Ensino médio politécnico: a experiência político-pedagógica da escola Joceli Corrêa 2011- 2014: uma alternativa ao modelo hegemônico de educação no Brasil?. 2015. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DNascimento.pdf491,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.