Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10316
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : 3CP: chuveiro de praia
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Eduardo Babo Correia
Tutor: Lessa, Gerson de Azevedo
Resumen: A cidade do Rio de Janeiro tem passado nos últimos anos por uma série de mudanças no que diz respeito ao seu espaço público e serviços prestados. Boa parte dessas novidades foram motivadas pela série de grandes eventos ocorridos na cidade, como a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos 2016. Apesar das melhorias em muitos aspectos, alguns continuam negligenciados pelo poder público e se apresentam como péssima solução de produto e serviço, como é o caso dos chuveiros de praia da cidade. Das três opções existentes nas praias cariocas hoje (chuveirinhos dos barraqueiros, chuveiro dos quiosques Orla Rio e chuveiro dos postos salva-vidas), todos apresentaram pontos negativos e, como é o caso do primeiro, até mesmo riscos à saúde dos banhistas. Foram realizadas pesquisas de campo, investigando os atuais produtos e serviços à disposição da população e turistas, pesquisa de similares, avaliando e estudando produtos e projetos aplicados não só no Brasil como em outras partes do mundo, e pesquisa de opinião pública, para ouvir experiências, reclamações, elogios e sugestões do público alvo em questão. Inspirado nos novos projetos da cidade (principalmente o projeto Rio Orla, responsável por melhorias na região balneária), desenvolveu-se, então, o chuveiro de praia 3CP, pautado nos princípios do design de uso público, que atende de forma satisfatória as necessidades identificadas, sem causar riscos à saúde dos usuários, não agredindo o ambiente em que está inserido e levando-se em consideração fatores funcionais e estéticos relacionados aos demais elementos do espaço. Como resultado, obteve-se um chuveiro com três saídas de água (tratada e limpa) em aço inox, que atende todos os percentis de usuários e que recolhe os efluentes para seu devido tratamento.
Materia: Mobiliário urbano
Chuveiro de praia
Desenho industrial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PINTO, Eduardo Babo Correia. 3CP: chuveiro de praia. 2017. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Desenho Industrial - Projeto do Produto

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EBCPinto.pdf5.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.