Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10331
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Catamarã sistema de iluminação natural para ambientes escurecidos
Autor(es)/Inventor(es): Nunes, Joana Maciel Cavalcante Real
Orientador: Geammal, Jeanine Torres
Resumo: O tema proposto por este projeto de graduação gira em torno de dois universos que estão intimamente relacionados. O primeiro deles é o universo do consumo e desperdício de energia elétrica que envolve milhões de pessoas em todo o mundo e gera impactos ambientais. O segundo é o problema da residência moderna, onde é preciso muitas vezes lidar com ambientes escurecidos, que são resultado da alta densidade de edificações urbanas. Buscando relacionar esses dois temas e propôr soluções para algumas dessas questões, neste projeto é desenvolvido um sistema de reflexão da luz solar para dentro de ambientes escurecidos. Este sistema é acoplado à janelas basculantes pré-instaladas e pode ser regulável através de um sistema de paletas pivotantes. O objetivo principal é estimular as pessoas a usar menos luz elétrica durante o dia. O cenário nacional teve grande enfoque na pesquisa, já que o Brasil apresenta quantidades de irradiação solar superior à maioria dos países do mundo. Para alcançar esse resultado foi necessário adquirir bases de desenvolvimento que envolveram a investigação de materiais teóricos a respeito de iluminação natural, consumo e produção de energia elétrica, desenvolvimento de testes práticos e digitais e visita à estabelecimentos comerciais.
Palavras-chave: Iluminação
Ambientes escurecidos
Residência moderna
Desenho industrial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NUNES, Joana Maciel Cavalcante Real. Catamarã sistema de iluminação natural para ambientes escurecidos. 2014. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMCRNunes.pdf4.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.