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dc.contributor.advisorAlves, Anael Silva-
dc.contributor.authorPereira, Lisandra Rodriguez-
dc.date.accessioned2019-11-01T15:42:35Z-
dc.date.available2019-11-03T03:00:23Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Lisandra Rodriguez. Êba! kit de iniciação maker para crianças. 2017. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10337-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectBrincar makerpt_BR
dc.subjectInteração familiarpt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.titleÊba! kit de iniciação maker para criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8980204187651557pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste projeto surgiu a partir do interesse da autora pelo universo infantil desde o momento em que ingressou no curso de formação para o qual se destina esse Trabalho de Conclusão de Curso. Dentre tantas possibilidades presentes nessa esfera, o projeto surgiu com a finalidade de se promover a conscientização frente ao consumismo infantil, estimulando a interação e socialização familiar entre pais e filhos por meio da criação de um kit lúdico para crianças de 4 a 8 anos de idade. Através deste, buscou-se enaltecer valores de convívio intrínsecos à natureza do ser humano, por meio da criação de uma memória afetiva em torno do produto, como forma de combate aos preceitos materialistas introduzidos precocemente à sociedade de consumo, que estimulam uma corrida desenfreada pelo “ter” (consumismo) em detrimento do “ser” (conquistar-se, conhecer-se). Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizadas ferramentas metodólogicas do Design de Produto centrado no usuário, permitindo uma profunda avaliação do universo lúdico atual e do significado do brinquedo para as crianças desta sociedade que, muitas vezes, se restringe à propriedade do objeto em si, mas sem brincadeira. Como resultados, acredita-se que o conceito de brincar e brincadeiras precisa ser ressignificado com olhares pedagógicos no intuito de garantir um brincar criativo e inventivo para as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Desenho Industrial - Projeto do Produto

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