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http://hdl.handle.net/11422/10337
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Alves, Anael Silva | - |
dc.contributor.author | Pereira, Lisandra Rodriguez | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-01T15:42:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-04 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Lisandra Rodriguez. Êba! kit de iniciação maker para crianças. 2017. 139 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10337 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Brincar maker | pt_BR |
dc.subject | Interação familiar | pt_BR |
dc.subject | Desenho industrial | pt_BR |
dc.title | Êba! kit de iniciação maker para crianças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8980204187651557 | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste projeto surgiu a partir do interesse da autora pelo universo infantil desde o momento em que ingressou no curso de formação para o qual se destina esse Trabalho de Conclusão de Curso. Dentre tantas possibilidades presentes nessa esfera, o projeto surgiu com a finalidade de se promover a conscientização frente ao consumismo infantil, estimulando a interação e socialização familiar entre pais e filhos por meio da criação de um kit lúdico para crianças de 4 a 8 anos de idade. Através deste, buscou-se enaltecer valores de convívio intrínsecos à natureza do ser humano, por meio da criação de uma memória afetiva em torno do produto, como forma de combate aos preceitos materialistas introduzidos precocemente à sociedade de consumo, que estimulam uma corrida desenfreada pelo “ter” (consumismo) em detrimento do “ser” (conquistar-se, conhecer-se). Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizadas ferramentas metodólogicas do Design de Produto centrado no usuário, permitindo uma profunda avaliação do universo lúdico atual e do significado do brinquedo para as crianças desta sociedade que, muitas vezes, se restringe à propriedade do objeto em si, mas sem brincadeira. Como resultados, acredita-se que o conceito de brincar e brincadeiras precisa ser ressignificado com olhares pedagógicos no intuito de garantir um brincar criativo e inventivo para as crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenho Industrial - Projeto do Produto |
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