Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10346
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: 2Mw – vestuário de proteção para motociclistas
Autor(es)/Inventor(es): Wanick, Marcio Mendonça
Orientador: Lessa, Gerson de Azevedo
Resumo: O tema deste projeto de graduação gira em torno de vestimenta – mais especificamente jaquetas - para proteção de usuários em motocicletas em vias públicas. Motivado pela pouca oferta de mercado de um produto eficaz para utilização no cotidiano com durabilidade prolongada. O objetivo deste projeto é, portanto, desenvolver um produto capaz de proteger o motociclista em casos de acidentes utilizando materiais altamente resistentes a cortes, abrasões e impactos, a fim de reduzir ao máximo os transtornos causados por lesões corporais e prejuízos econômicos decorrentes desses traumatismos. Tornando o produto mais durável, o projeto atende a uma demanda de mercado por produtos mais duradouros e de fácil manutenção. Também visa propor uma estética mais atual para uma classe de produtos que ainda carrega ideais de outras gerações. Para fundamentar o desenvolvimento foram feitas pesquisas de produtos similares e produtos além do recorte projetual. Foram pesquisadas jaquetas, calças, body armors, luvas, macacões, bolsas. Como também certificações internacionais de segurança, vídeos e imagens de acidentes reais e simulados, e dados estatísticos de acidentes. Enfim, todo este vasto repertório de pesquisa foi utilizado a fim de enriquecer linhas de raciocínio a serem seguidas dentro das alternativas projetuais desenvolvidas. Além disso, foi essencial pesquisar brevemente os locais por onde esses motoqueiros passam, os tipos de motos utilizados, e uma pesquisa de estilo foi feita a fim de ampliar o repertório visual do tema. Todo este material de pesquisa auxiliou na definição dos parâmetros projetuais, a fim de refinar tecnicamente as alternativas geradas ao longo do projeto. As peças pilotos desenvolvidas auxiliaram no estudo dos aspectos funcionais, dimensionais, estéticos e ergonômicos da proposta. Ao fim, foi obtido um produto que atende as principais demandas do usuário também articulando uma linguagem visual limpa e materiais altamente tecnológicos no intuito de torná-los acessíveis a sociedade.
Palavras-chave: Vestuário
Motociclista
Epi
Desenho industrial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: WANICK, Marcio Mendonça. 2Mw – vestuário de proteção para motociclistas. 2016. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMWanick.pdf6.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.