Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10371
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O processo de amoldamento da classe trabalhadora na ordem do capital: a experiência do Partido dos Trabalhadores (1980-2002)
Author(s)/Inventor(s): Barreto, Déborah Silva Menezes
Advisor: Iasi, Mauro Luis
Abstract: Discorre acerca da trajetória do Partido dos Trabalhadores, desde a sua gênese em 1978 até o seu ápice na conquista da Presidência da República por Luis Inácio LULA da Silva em 2003. Sua formação se dá em um contexto histórico de suspensão de direitos e em um período sombrio tido como a Ditadura Militar brasileira. A agremiação surge através da luta pela democratização do país, com ideais baseados no marxismo, com vistas ao processo de socialismo. O Partido dos Trabalhadores (PT) tem na sua criação o objetivo de defender os interesses da classe trabalhadora, frente a burguesia. Seja esse trabalhador do campo ou da cidade, homem ou mulher. Todavia, no decorrer dessa triunfante trajetória são traçadas alianças que acabam por mudar os rumos esquerdistas do partido.
Keywords: Partido dos Trabalhadores
Classe trabalhadora
Partidos políticos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARRETO, Déborah Silva Menezes. O processo de amoldamento da classe trabalhadora na ordem do capital: a experiência do Partido dos Trabalhadores (1980-2002). 2016. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSBarreto.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.