Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10371
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O processo de amoldamento da classe trabalhadora na ordem do capital: a experiência do Partido dos Trabalhadores (1980-2002)
Autor(es)/Inventor(es): Barreto, Déborah Silva Menezes
Orientador: Iasi, Mauro Luis
Resumo: Discorre acerca da trajetória do Partido dos Trabalhadores, desde a sua gênese em 1978 até o seu ápice na conquista da Presidência da República por Luis Inácio LULA da Silva em 2003. Sua formação se dá em um contexto histórico de suspensão de direitos e em um período sombrio tido como a Ditadura Militar brasileira. A agremiação surge através da luta pela democratização do país, com ideais baseados no marxismo, com vistas ao processo de socialismo. O Partido dos Trabalhadores (PT) tem na sua criação o objetivo de defender os interesses da classe trabalhadora, frente a burguesia. Seja esse trabalhador do campo ou da cidade, homem ou mulher. Todavia, no decorrer dessa triunfante trajetória são traçadas alianças que acabam por mudar os rumos esquerdistas do partido.
Palavras-chave: Partido dos Trabalhadores
Classe trabalhadora
Partidos políticos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARRETO, Déborah Silva Menezes. O processo de amoldamento da classe trabalhadora na ordem do capital: a experiência do Partido dos Trabalhadores (1980-2002). 2016. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSBarreto.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.