Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10463
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Unsung Heroes: investimento anjo como fonte de captação de recursos para startups e incentivos ao empreendedorismo
Author(s)/Inventor(s): Silva, Lucas Caminha de Lima e
Advisor: Coelho, Gustavo Flausino
Abstract: O presente estudo buscará abrir discussões preliminares sobre a importância do investimento anjo e demais fontes de captação de recursos no ecossistema de empreendedorismo e inovação no Brasil, com o objetivo último de oferecer subsídios para criação e implementação de políticas públicas que impulsionem esse setor fundamental da economia. Para estabelecer fundações ao trabalho, nós colhemos e avaliamos informações qualitativas e pesquisas quantitativas sobre agentes capitalizadores de startups, com origem no Brasil e no exterior, advindos da academia jurídica, academia econômica e do próprio mercado de inovação. Estabelecido esse arcabouço teórico, passamos a compreender as práticas de mercado (usos e costumes) nas relações entre empreendedores e capitalizadores, explicando a natureza dos principais instrumentos e mecanismos contratuais. Por fim, tomamos todo esse conhecimento e passamos a instrumentalizá-lo, sugerindo ações positivas ao Estado para o fomento do empreendedorismo e traçando um paralelo com políticas públicas que influenciaram positivamente a indústria da inovação ao redor do mundo.
Keywords: Investidores anjos
Startups
Empreendedorismo
Políticas públicas
Angel investors
Entrepreneurship
Public policies
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Lucas Caminha de Lima e. Unsung Heroes: investimento anjo como fonte de captação de recursos para startups e incentivos ao empreendedorismo. 2017. 233 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCLSilva.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.