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dc.contributor.advisorAzambuja, Miriam Krenzinger-
dc.contributor.authorSantana, Gidalva Santos-
dc.date.accessioned2019-11-19T14:36:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:51Z-
dc.date.issued2016-02-
dc.identifier.citationSANTANA, Gidalva Santos. Percepções, impactos e expectativas do curso de Serviço Social ESS/UFRJ/PRONERA. 2016. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10485-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Educação na Reforma Agráriapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.titlePercepções, impactos e expectativas do curso de Serviço Social ESS/UFRJ/ PRONERApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3658926460189319pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Gláucia Lelis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8773735950513144pt_BR
dc.contributor.referee2Dal Moro, Maristela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8789334302617243pt_BR
dc.contributor.referee3Amorim, Paula Kapp-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698906325060898pt_BR
dc.description.resumoEstudo sobre as percepções impactos e expectativas da formação profissional da turma de Serviço Social ESS/UFRJ/PRONERA 2012. Pesquisa buscou mapear as mudanças ocorridas no âmbito político, ideológico e nas perspectivas de atuação profissional seja em suas organizações, instituições ou continuação na militância das bases dos movimentos sociais. O estudo destaca a importância do ingresso de filhos (as) de trabalhadores dentro de uma instituição elitizada. A metodologia da pesquisa que buscou realizar: a) revisão bibliográfica foi através de livros, pesquisas na internet, documentos do PRONERA obtidos por coordenadores da turma; levantamento feito através de um questionário de 19 perguntas abertas e fechadas, aplicado em sala de aluna na turma do PRONERA 2012/ESS/UFRJ. Os resultados do estudo indicam que o ingresso e permanência da turma PRONERA ESS/UFRJ, foi desafiador enfrentando problemas de cunho político, afetivo, financeiro, gramaticais, mas que alguns foram superados durante o curso. Esse processo de formação foi decisivo para tomada de mudanças, sendo que a maioria da turma que pensava suas organizações de uma forma hoje pensa de outra, hoje esses querem ser profissional concomitante a militância, suas expectativas foram atendidas em relação ao conteúdo teórico e em relação à profissão, tendo juízo de que podem ser um profissional de cunho critico político e que, para ser um lutador não precisa estar em um movimento social, pois existem várias formas de militância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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