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http://hdl.handle.net/11422/10485
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Azambuja, Miriam Krenzinger | - |
dc.contributor.author | Santana, Gidalva Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T14:36:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Gidalva Santos. Percepções, impactos e expectativas do curso de Serviço Social ESS/UFRJ/PRONERA. 2016. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10485 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Escola rural | pt_BR |
dc.title | Percepções, impactos e expectativas do curso de Serviço Social ESS/UFRJ/ PRONERA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3658926460189319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alves, Gláucia Lelis | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8773735950513144 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dal Moro, Maristela | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8789334302617243 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Amorim, Paula Kapp | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7698906325060898 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudo sobre as percepções impactos e expectativas da formação profissional da turma de Serviço Social ESS/UFRJ/PRONERA 2012. Pesquisa buscou mapear as mudanças ocorridas no âmbito político, ideológico e nas perspectivas de atuação profissional seja em suas organizações, instituições ou continuação na militância das bases dos movimentos sociais. O estudo destaca a importância do ingresso de filhos (as) de trabalhadores dentro de uma instituição elitizada. A metodologia da pesquisa que buscou realizar: a) revisão bibliográfica foi através de livros, pesquisas na internet, documentos do PRONERA obtidos por coordenadores da turma; levantamento feito através de um questionário de 19 perguntas abertas e fechadas, aplicado em sala de aluna na turma do PRONERA 2012/ESS/UFRJ. Os resultados do estudo indicam que o ingresso e permanência da turma PRONERA ESS/UFRJ, foi desafiador enfrentando problemas de cunho político, afetivo, financeiro, gramaticais, mas que alguns foram superados durante o curso. Esse processo de formação foi decisivo para tomada de mudanças, sendo que a maioria da turma que pensava suas organizações de uma forma hoje pensa de outra, hoje esses querem ser profissional concomitante a militância, suas expectativas foram atendidas em relação ao conteúdo teórico e em relação à profissão, tendo juízo de que podem ser um profissional de cunho critico político e que, para ser um lutador não precisa estar em um movimento social, pois existem várias formas de militância. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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