Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10485
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Percepções, impactos e expectativas do curso de Serviço Social ESS/UFRJ/ PRONERA
Autor(es)/Inventor(es): Santana, Gidalva Santos
Orientador: Azambuja, Miriam Krenzinger
Resumo: Estudo sobre as percepções impactos e expectativas da formação profissional da turma de Serviço Social ESS/UFRJ/PRONERA 2012. Pesquisa buscou mapear as mudanças ocorridas no âmbito político, ideológico e nas perspectivas de atuação profissional seja em suas organizações, instituições ou continuação na militância das bases dos movimentos sociais. O estudo destaca a importância do ingresso de filhos (as) de trabalhadores dentro de uma instituição elitizada. A metodologia da pesquisa que buscou realizar: a) revisão bibliográfica foi através de livros, pesquisas na internet, documentos do PRONERA obtidos por coordenadores da turma; levantamento feito através de um questionário de 19 perguntas abertas e fechadas, aplicado em sala de aluna na turma do PRONERA 2012/ESS/UFRJ. Os resultados do estudo indicam que o ingresso e permanência da turma PRONERA ESS/UFRJ, foi desafiador enfrentando problemas de cunho político, afetivo, financeiro, gramaticais, mas que alguns foram superados durante o curso. Esse processo de formação foi decisivo para tomada de mudanças, sendo que a maioria da turma que pensava suas organizações de uma forma hoje pensa de outra, hoje esses querem ser profissional concomitante a militância, suas expectativas foram atendidas em relação ao conteúdo teórico e em relação à profissão, tendo juízo de que podem ser um profissional de cunho critico político e que, para ser um lutador não precisa estar em um movimento social, pois existem várias formas de militância.
Palavras-chave: Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Políticas públicas
Escola rural
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTANA, Gidalva Santos. Percepções, impactos e expectativas do curso de Serviço Social ESS/UFRJ/PRONERA. 2016. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSSantana.pdf343.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.