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dc.contributor.advisorXavier, José Roberto Franco-
dc.contributor.authorCarvalho, Natália Pereira de-
dc.date.accessioned2019-11-21T17:37:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:38Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.citationCARVALHO, Natália Pereira de. A percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolas. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10539-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Direito Constitucionalpt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionalpt_BR
dc.subjectEducação para cidadaniapt_BR
dc.subjectProfessores da Rede Municipal do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTeaching of Constitutional Lawpt_BR
dc.subjectLaw of Guidelines and Bases of National Educationpt_BR
dc.subjectEducation for citizenshippt_BR
dc.subjectTeachers of the Municipal Network of Rio de Janeiropt_BR
dc.titleA percepção dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro sobre a inserção do ensino de direito constitucional nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9379352762102363pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender a percepção dos professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, especificamente das chamadas Escolas do Amanhã – Ginásio Carioca de Campo Grande-RJ, acerca da eventual inserção do conteúdo de direito constitucional no currículo escolar. Inicialmente, pretende-se avaliar os projetos de Lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de modificar a Lei nº 9394/1996, para introdução do tema de direito constitucional no cenário escolar e a motivação dos parlamentares para apresentação de tais propostas. O trabalho também almeja analisar o papel da escola como espaço de incentivo ao desenvolvimento educacional do aluno como cidadão consciente dos seus direitos e deveres e de suas potencialidades transformadoras em sociedade. Uma vez que os docentes serão os atores sociais mais afetados com eventual previsão curricular de ensino do direito constitucional das escolas, foram coletados dados, por meio de entrevista, para análise das suas percepções sobre a entrada de um novo conteúdo nas escolas, a fim de permitir reflexões sobre as contribuições e desafios que o ensino de direito constitucional pode propiciar para o espaço escolar como um todo, seja em relação aos alunos, professores e direção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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