Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10546
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Garcia, Joana Angélica Barbosa | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Flávia | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T20:14:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-12 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Flávia Mendonça. Educação e serviço social: em busca das conexões. 2015. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10546 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política social | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Assistência social | pt_BR |
dc.title | Educação e serviço social: em busca das conexões | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9449921531811959 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca refletir sobre a escola pública que temos hoje e a escola que queremos, a educação que temos e a educação que queremos e como o Serviço Social pode contribuir nestas reflexões e ações para a transformação necessária dentro desse âmbito e para além dele. Apesar da recorrente preocupação com esse tema, não se registram avanços no diagnóstico sobre as causas e nas soluções para a transformação da educação nem tão pouco da escola, certamente isso deve ocorrer pela complexidade e as várias dimensões envolvidas. Esse trabalho busca pensar a educação pública partindo das dificuldades e da realidade existente neste processo que é educacional, econômico, cultural, político e social, sobretudo na contribuição do Serviço Social neste processo, analisando-o sob uma perspectiva crítica. Os argumentos expressados neste trabalho demonstram os entraves e desafios no processo de construção da cidadania infantojuvenil. Como forma de aproximação empírica destes argumentos, foram utilizados dados do Índice de Desenvolvimento Educacional. Os resultados mostraram: a forte tendência da educação pública reproduzir lógicas excludentes, atendendo às ideologias capitalistas; a escola tende a ser usada como um instrumento ideológico da elite, reforçando discursos e práticas que desqualificam e culpabilizam os profissionais, a família e o estudante, os quais não se veem como um coletivo, finalmente o enfraquecimento da responsabilidade do Estado no processo de escolarização e da construção da cidadania do público infantojuvenil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FMPereira.pdf | 866.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.