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dc.contributor.advisorGarcia, Joana Angélica Barbosa-
dc.contributor.authorMendonça, Flávia-
dc.date.accessioned2019-11-21T20:14:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:38Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Flávia Mendonça. Educação e serviço social: em busca das conexões. 2015. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10546-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica socialpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.titleEducação e serviço social: em busca das conexõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9449921531811959pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir sobre a escola pública que temos hoje e a escola que queremos, a educação que temos e a educação que queremos e como o Serviço Social pode contribuir nestas reflexões e ações para a transformação necessária dentro desse âmbito e para além dele. Apesar da recorrente preocupação com esse tema, não se registram avanços no diagnóstico sobre as causas e nas soluções para a transformação da educação nem tão pouco da escola, certamente isso deve ocorrer pela complexidade e as várias dimensões envolvidas. Esse trabalho busca pensar a educação pública partindo das dificuldades e da realidade existente neste processo que é educacional, econômico, cultural, político e social, sobretudo na contribuição do Serviço Social neste processo, analisando-o sob uma perspectiva crítica. Os argumentos expressados neste trabalho demonstram os entraves e desafios no processo de construção da cidadania infantojuvenil. Como forma de aproximação empírica destes argumentos, foram utilizados dados do Índice de Desenvolvimento Educacional. Os resultados mostraram: a forte tendência da educação pública reproduzir lógicas excludentes, atendendo às ideologias capitalistas; a escola tende a ser usada como um instrumento ideológico da elite, reforçando discursos e práticas que desqualificam e culpabilizam os profissionais, a família e o estudante, os quais não se veem como um coletivo, finalmente o enfraquecimento da responsabilidade do Estado no processo de escolarização e da construção da cidadania do público infantojuvenil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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