Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10548
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A centralidade do consumo e o ato infracional de adolescentes
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Késsia Gomes do
Tutor: Garcia, Joana Angélica Barbosa
Resumen: Observa a centralidade que o consumo ocupa na vida dos indivíduos nas chamadas sociedades pós modernas, sendo, inclusive, considerado um passaporte de acesso à cidadania. Considerando que a juventude constitui-se segmento potencial como consumidores, o trabalho discute como este segmento é frequentemente exposto a publicidades que vendem uma imagem do que é ser jovem, do que é preciso possuir para se sentir incluído, encobrindo a ideia que o acesso aos bens de consumo é atravessado por uma desigualdade estrutural própria do modo de produção capitalista. Este estudo pretende dar ênfase aos atos infracionais cometidos por adolescentes como forma de obter acesso aos bens socialmente produzidos, na lógica da cidadania do consumo, em que para se tornarem ‘’cidadãos’’ e acessarem a riqueza social cometem atos infracionais para obterem esses bens e objetos considerados ícones para juventude.
Materia: Desigualdade social
Juventude
Consumo
Meios de comunicação de massa
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NASCIMENTO, Késsia Gomes do. A centralidade do consumo e o ato infracional de adolescentes. 2016. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KGNascimento.pdf955.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.