Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10549
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Previdência social brasileira e reforma agrária: discussão do acesso ao salário-maternidade das mulheres assentadas no município de Piraí (RJ)
Author(s)/Inventor(s): Farias, Júlia do Rosário da Silva de
Advisor: Bastos, Rogério Lustosa
Abstract: Estudo sobre as mulheres assentadas da reforma agrária do MST, situadas no município de Pirai (RJ), as quais, embora tenham direito ao salário-maternidade pelo sistema previdenciário como Segurado Especial, pouquíssimas tem acesso a esse beneficio. Nossa pesquisa apontou que há uma série de entraves dificultando tal acesso. Dentre eles, destacaram-se: a falta de políticas públicas mais voltadas a essas mulheres e aos assentamentos pesquisados Roseli Nunes e Terra da Paz; falta de qualificação dos funcionários responsáveis que as atendiam no órgão competente (muitos deles não sabiam as leis e os esclarecimentos adequados para que elas tivessem o acesso). Além disto, embora se constate uma forte tendência para o protagonismo feminino dessas mulheres, mesmo diante de uma cultura patriarcal machista, observamos também que, algumas delas, diante, por exemplo, de uma “burocracia aparentemente sem resolução”, acabam desistindo, fazendo um certo jogo contra si mesma. Assim, apontamos para a necessidade de se repensar as políticas públicas voltadas para esse setor específico, bem como um trabalho de esclarecimento (envolvendo vários profissionais, liderança dos setores do MST, mulheres assentadas etc.) a fim de revertemos tal quadro.
Keywords: Previdência social
Reforma agrária
Salário-maternidade
Mulheres
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FARIAS, Júlia do Rosário da Silva de. Previdência social brasileira e reforma agrária: discussão do acesso ao salário-maternidade das mulheres assentadas no município de Piraí (RJ). 2015. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRSFarias.pdf630.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.