Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10552
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O trabalhador informal e a atuação do Choque de Ordem no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Silva Júnior, José Ribamar Sá da
Tutor: Soares, Ilma Rezende
Resumen: Observa a abordagem feita pela guarda municipal a partir da política pública de Choque de Ordem, da prefeitura do Rio de Janeiro em relação aos trabalhadores informais no bairro de Copacabana. Como hipótese: A Política de Segurança Pública da Secretaria Especial de Ordem Pública (SEOP) do governo Eduardo Paes, intensifica suas ações quando da realização de megaeventos na cidade do Rio de Janeiro, configurando-se como uma ação de “limpeza urbana”. Como objetivo geral: Investigar a forma de abordagem dos agentes da Guarda municipal e os fiscais do Choque de Ordem junto aos trabalhadores informais de Copacabana e os objetivos específicos: 1) Refletir sobre como está sendo desenvolvida a atuação da Secretaria Especial de Ordem Pública (SEOP), por meio da política de Choque de Ordem: 2) Fornecer elementos para que pensar sobre uma melhor formação da Guarda Municipal, tendo em vista futuras mudanças no modo de agir para com os trabalhadores informais em geral. No campo da política de segurança, especificamente a política de Choque de Ordem. O procedimento metodológico utilizado além da pesquisa bibliográfica foi a pesquisa empírica com os trabalhadores informais do bairro de Copacabana. O estudo do objeto da pesquisa resultou no presente trabalho, ora apresentado em três capítulos. No primeiro capítulo apresenta-se a Política Pública de Segurança do Município do Rio de Janeiro, denominada Choque de Ordem. No segundo capítulo, contextualiza-se e problematizam-se as diretrizes do Código de Posturas do Município do Rio de Janeiro, a Legislação e a forma de atuação do Choque de Ordem. No terceiro capítulo, discutem-se as questões levantadas nos dois primeiros capítulos e já problematizadas, articulando-as com os dados coletados através da realização das entrevistas com perguntas semiestruturadas, permitindo que o entrevistado responda de maneira espontânea as perguntas.
Materia: Políticas públicas
Segurança pública
Trabalho informal
Eventos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA JÚNIOR, José Ribamar Sá da. O trabalhador informal e a atuação do Choque de Ordem no município do Rio de Janeiro. 2014. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JRSSilva.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.