Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1055
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Repositórios institucionais em Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e de Pesquisa: análise do processo de autoarquivamento
Autor(es)/Inventor(es): Valle, Taís Basto do
Orientador: Sá, Nysia Oliveira de
Resumo: Aborda que fatos levaram ao surgimento dos repositórios institucionais. Para isso faz uma revisão bibliográfica dos seguintes temas: comunicação científica, crise dos periódicos, movimento de acesso livre, repositórios digitais e institucionais e papel do bibliotecário nesse contexto. O objetivo foi analisar o processo de autoarquivamento neste tipo de fonte eletrônica de informação. Identifica os diferentes níveis de responsabilidade nesse processo, a fim de verificar se estão de acordo com que foi proposto na literatura científica sobre assunto. Por fim explica o papel do bibliotecário como um dos integrantes desse processo. Os métodos escolhidos foram o exploratório e estatístico e, como instrumento de coleta de dados foi usado o questionário. Os questionários foram enviados para as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) localizadas na região Sudeste, que já tenham repositórios institucionais implantados, e que adotaram o software DSpace. Dos 10 questionários enviados, sete retornaram. A partir das perguntas elaboradas para o questionário foi possível descobrir se existia uma política de implantação; quais são os meios adotados para divulgar internamente e externamente o repositório quem é o responsável pelo arquivamento de documentos; qual é a formação profissional da equipe e quais são as funções do bibliotecário na alimentação do conteúdo repositório institucional. Dos sete repositórios institucionais analisados, cinco alegaram estar no começo. E apenas dois deles têm uma política de implementação.
Palavras-chave: Repositórios institucionais
Bibliotecário
Bibliotecas universitárias
Usuários de bibliotecas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Nov-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_THAÍS.pdf450.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.