Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10610
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O serviço social na Defensoria Pública da União: o exercício profissional e o acesso de idosos ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Author(s)/Inventor(s): Muniz, Raquel Pirassoli
Advisor: Repetti, Gustavo Javier
Abstract: Apresenta elementos para reflexão e problematização no tocante ao exercício profissional do Serviço Social na Defensoria Pública da União (DPU) e o acesso de idosos ao Benefício de Prestação Continuada. Assim, no sentido de fundamentar nossas ponderações, foram analisados: o envelhecimento do trabalhador como expressão da questão social, alguns elementos da construção histórica dos direitos sociais, da questão social e sua relação com a emergência das políticas sociais. Neste sentido, abordamos ainda as contribuições do exercício profissional dos assistentes sociais da DPU na perspectiva do acesso ao BPC, descrevendo alguns procedimentos administrativos de assessoria técnica aos defensores públicos federais. Além de apontar a participação do INSS neste processo, e o avanço do ideário neoliberal na desconstrução dos direitos. A pesquisa foi desenvolvida com o apoio de material primário (diário de campo), observação participante, da experiência de estágio curricular em Serviço Social, e de material secundário (bibliográfico e documental). Estágio realizado no período de Agosto de 2013 a Julho de 2015.
Keywords: Previdência social
Assistência social
Idosos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MUNIZ, Raquel Pirassoli. O serviço social na Defensoria Pública da União: o exercício profissional e o acesso de Idosos ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). 2016. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPMuniz.pdf772.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.