Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10614
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O coletivo de juventude do MST/RN e o projeto "formação de agentes culturais e comunicadores populares da reforma agrária"
Author(s)/Inventor(s): Silva, Erica Rodrigues da
Advisor: Dal Moro, Maristela
Abstract: Aborda o Coletivo de Juventude do MST/RN e o Projeto “Formação de agentes culturais e comunicadores populares da Reforma agrária”, fazendo uma breve abordagem sobre a proposta de programa de Reforma Agrária do MST, como a juventude está organizada nesse processo de construção, na qual são eles os principais sujeitos que sofrem com o avanço do capital no campo através do agronegócio, modelo que provoca diversas mazelas fazendo com que esses sujeitos percam a vontade de viver no campo. Com isso, traremos no trabalho o histórico e organização do Coletivo de Juventude do MST do Rio Grande do Norte e a experiência do projeto “Jornada de Formação de agentes culturais e comunicadores populares da Reforma Agrária”, com foco sobre os impactos que o projeto teve no coletivo de Juventude, mostrando como o projeto foi o grande incentivador para a organização de coletivos de Juventude em oito regiões do estado, em áreas de assentamentos e acampamentos, em que não se tinha nenhum tipo de iniciativa por parte do estado com promoção de políticas públicas, e o projeto foi provocando e despertando o olhar desses sujeitos para a Formação, Arte, Cultura e Lazer, fazendo desses instrumentos e ferramentas, meios para continuar resistindo e lutando no campo, pois, esses também são direitos fundamentais para se viver dignamente, cultivando seus valores e construindo novas ideias. Por último, resgataremos nas entrevistas falas de algumas pessoas que participaram diretamente do projeto, relatando a sua determinação na organização junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na legitimação de lutas por politicas públicas, para continuar pressionando o Estado, o qual se ausenta da responsabilidade de garantir que a juventude do campo também tenha acesso aos direitos.
Keywords: Movimentos sociais
Assistência social
Direitos humanos
Reforma agrária
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Department : Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Erica Rodrigues da. O coletivo de juventude do MST/RN e o projeto "formação de agentes culturais e comunicadores populares da reforma agrária". 2016. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/10614
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERSilva.pdf662,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.