Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10654
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A defesa da saúde suplementar na Câmara dos Deputados: uma análise da atuação da bancada da saúde
Autor(es)/Inventor(es): Guião, Vinícius Horácio Pinto
Tutor: Cruz, Veronica Paulino da
Resumen: Reflexão sobre representação política buscando conhecer quem são e como atuam os representantes políticos e sua interação com os agentes pró e contra o setor de saúde suplementar no Congresso Nacional Brasileiro, em específico na Câmara dos Deputados. Este estudo possibilitará entender o caráter da representação política em relação à saúde pública no Brasil, atentando para as estratégias utilizadas pelas empresas para pressionar e influenciar nos processos de tomada de decisão. Como hipótese este trabalho sustenta que uma parcela considerável dos parlamentares brasileiros atua em favor do crescimento econômico do setor de saúde suplementar, por meio de políticas de incentivo ao seu desenvolvimento e em sintonia com o lobby setorial, desconsiderando os aspectos negativos relativos ao mau funcionamento dos serviços prestados por este setor, contrariando assim o interesse público. Isto ocorre devido ao modelo de financiamento de campanhas eleitorais. Em outras palavras tem-se uma representação política antagônica ao discurso comum de comprometimento com a saúde pública universal, mas que atua em favor das operadoras e planos privados de saúde.
Materia: Saúde suplementar
Assistência social
Saúde pública
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 18-ene-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GUIÃO, Vinícius Horácio Pinto. A defesa da saúde suplementar na Câmara dos Deputados: uma análise da atuação da bancada da saúde. 2016. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VHPGuião.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.