Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.authorLeite, Francine Vieira-
dc.date.accessioned2016-11-09T13:32:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:39Z-
dc.date.issued2013-11-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1070-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemória virtualpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleServiço de referência virtual: um estudo nas bibliotecas da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Deus, Cássia Costa Rocha Daniel de-
dc.contributor.referee2Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de-
dc.description.resumoAnalisa as iniciativas do Serviço de Referência Virtual (SRV) nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas e Informações (SiBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , tendo em vista que o avanço da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) apontam um novo mercado ainda pouco explorado pelos bibliotecários para melhoria do serviço de referência virtual (SRV) nas universidades brasileiras. Esta análise busca identificar exemplos práticos que evidenciem a utilização das TIC pelos bibliotecários. São abordadas as diferenças conceituais existentes entre o serviço de referência tradicional (presencial) e o virtual (a distância). Foram estudados o conceito de competência informacional e ferramentas da Web 2.0 utilizadas no meio acadêmico, de maneira a estabelecer relações com o serviço de referência virtual. Aborda ainda a importância do marketing do SRV como estratégia de divulgação importante. A metodologia adotada foi a qualitativa, sendo o questionário a ferramenta de pesquisa, aplicado em seis bibliotecas do SiBI da UFRJ. O presente trabalho apresentou os seguintes resultados: pouca utilização das ferramentas da Web 2.0 no Marketing das bibliotecas, falta de estímulo das instituições em relação à educação continuada, mas apresentou bons aspectos com relação ao tempo de resposta no SRV e nas ferramentas utilizadas para esse fim.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCINE VIEIRA LEITE.pdf496.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.