Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10815
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A tabela periódica de Antropoff do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Análise histórica e estudo de mapeamento de danos
Autor(es)/Inventor(es): Cordeiro, Patricia Riggo
Tutor: Rizzo, Marcia de Mathias
Resumen: Este trabalho apresenta uma pesquisa introdutória sobre mapeamento de danos e formas de padronização. Para isso foi utilizado, como base do estudo, a pintura da Tabela Periódica com concepção de Andreas von Antropoff, pertencente ao Instituto de Química da UFRJ. O estudo também apresenta um desenvolvimento histórico sobre a evolução da tabela periódica, além de trazer um pouco sobre a vida de Antropoff e a criação de sua tabela. O objetivo dessa pesquisa é propor a ideia sobre a elaboração de mapeamento de danos em plataformas digitais e tentar sugerir uma padronização que melhor se adeque no campo da Conservação e Restauração. A proposta do trabalho foi buscar, através de referências na área de bens integrados, ideias de mapeamentos que possam melhorar a elaboração desses documentos e trazer a padronização dos danos como um assunto a ser discutido futuramente. Para isso foram elaborados alguns documentos, como tabela de identificação de danos e ficha ilustrativa com fotos de danos e patologias, indicando as deteriorações da tabela e o mapeamento de danos da tabela periódica de Antropoff, com base nas referencias encontradas. Assim, o mapeamento gerado digitalmente reuniu todos os danos encontrados de forma limpa e clara, constituindo um resultado satisfatório em comparação com o tipo desse documento criado de forma empírica. Tendo em vista sua função visual dos problemas, a leitura é fácil e conta com a praticidade de ser digital, podendo ser acessada de qualquer plataforma, em qualquer lugar.
Materia: Conservação e restauração
Tabela periódica
Mapeamento de danos
Andreas von Antropoff
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CORDEIRO, Patricia Riggo. A tabela periódica de Antropoff do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Análise histórica e estudo de mapeamento de danos. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Conservação e Restauração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PRCordeiro.pdf31.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.